Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 10:21

Saúde

Dr. Mauro Alfredo Gross explica sobre os sinais e tratamento dos Linfomas

Saúde | 24/07/2018 07h 49min

Dr. Mauro Alfredo Gross M?dico Hematologista e Hemoterapeuta. CRM/MT 7361

Linfoma é um câncer que começa nas células do sistema linfático. Existem dois tipos de linfomas, linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. Eles diferem entre si pelos tipos de células encontradas à microscopia, pelo comportamento biológico e pela resposta à terapia. Acometem principalmente os linfonodos da região do pescoço, virilha e axila, que são órgãos do sistema de defesa do organismo, mas podem atingir outros órgãos, especialmente quando em estágios avançados.

O prognóstico é bastante variável dentro de cada grupo e deve, portanto, ser avaliado individualmente com o seu médico. Os sintomas são os mais variados, entretanto os mais comuns são: cansaço ou fraqueza, febre, sudorese noturna, prurido, perda de peso, dores no corpo, emagrecimento, além do aparecimento de nódulos no corpo.

O diagnóstico geralmente é feito através de biópsia do linfonodo (ou órgão acometido). São exames úteis para o diagnóstico o seguinte: tomografia do tórax e abdômen, PET SCAN, exames laboratoriais e biópsia da medula óssea.

O tratamento em geral é realizado com poliquimioterapia associada ou não a terapia biológica, mas a radioterapia também pode ser empregada. O surgimento do transplante de medula óssea trouxe mais uma esperança de cura para pacientes com doença refratária.

O Linfoma pode ocorrer em qualquer faixa etária; no entanto, é mais comum no adulto jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior frequência entre 25 a 30 anos, pacientes HIV positivos e pacientes imunossuprimidos. Até 80% dos pacientes com Doença de Hodgkin pode ser curada com o tratamento atual.

Importante! Quanto antes o Linfoma for descoberto, melhor. O diagnóstico precoce fará toda a diferença na conquista por melhores resultados durante o tratamento.

Se você perceber qualquer alteração em seu corpo, procure um médico. O especialista que cuida do linfoma é o onco-hematologista. No dia da consulta, conte ao seu médico sobre cada um dos sintomas e fale também sobre os medicamentos dos quais fez uso. Tudo isso pode ajudar, e muito, na investigação.

 

Dr. Mauro Alfredo Gross
Médico Hematologista e Hemoterapeuta
CRM/MT 7361
BlutKlinic
Av. Itaúbas, 1952 - Anexo Laboratório Qualité
66.3531-7056  |  99673-3200

Fonte:   Revista Estilo e Saúde em Alta

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.