Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 04:51

Saúde

Efeitos colaterais do consumo de vinagre de maçã

Nutrição | 20/08/2018 16h 34min

Atualmente muito tem se falado sobre o consumo do vinagre de maçã, principalmente em jejum, como coadjuvante na perda de peso e até mesmo para melhora da saúde por seu efeito antimicrobiano. Porém, tais achados são controversos e em nome dos possíveis benefícios algumas pessoas estão exagerando no consumo. Sendo assim é importante pontuar alguns riscos associados a este excesso:

 

1. Corrosão do esmalte dos dentes

O vinagre da maçã, quando ingerido sem ser diluído e de maneira constante, pode danificar o esmalte dos dentes. Isso porque a acidez do vinagre leva a uma perda de minerais que podem acabar gerando a erosão do esmalte.

 

2. Desconforto gastrointestinal

O pH do vinagre fica em torno 3 a 3,5, ou seja, é ácido, o que de encontro ao estômago vazio gera uma perda progressiva da proteção natural, podendo danificar a parede do sistema gastrointestinal, causando sintomas desagradáveis como queimação e até mesmo erosão esofágica. Além disso, pode agravar uma possível gastrite não diagnosticada e outras condições inflamatórias.

 

3. Perda da densidade óssea e muscular

Geralmente o consumo do vinagre de maçã com finalidade de emagrecimento é acompanhado por dietas muito restritivas, o que pode gerar diminuição na velocidade de funcionamento do metabolismo, causando o chamado "efeito sanfona". Momentaneamente ocorre um emagrecimento, porém não é sustentável, pois não envolve reeducação alimentar e, assim que o indivíduo volta ao padrão alimentar anterior, o peso perdido é recuperado. Além disso, dietas restritivas podem gerar compulsão alimentar e aumentar o apetite de forma descontrolada.

 

4. Cuidado para pessoas com diabetes

O vinagre de maçã é rico em um mineral chamado Cromo, necessário em pequenas quantidades para regular a insulina e o metabolismo de açúcar no sangue, mas o excesso de Cromo pode gerar hipoglicemia. Portanto devemos ter cuidado com pacientes que fazem uso de medicamentos para o controle do diabetes. Por isso, fica a dica, antes de fazer qualquer mudança alimentar para emagrecimento ou saúde, consulte um nutricionista. Ele pode orientar como fazer a coisa certa!

 

Fonte:   Minha Vida

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.