Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 17:16

Saúde

EMDR é muito bom para se trabalhar a ansiedade dos alunos

| 00/00/0000 00h 00min

Vivemos em um mundo em que as perspectivas profissionais estão diluídas na excessiva cobrança do mercado. O conhecimento nunca é suficiente para acompanhar as mudanças tecnológicas e científicas. A família, base do indivíduo, sofre abalos contínuos. Entre cobranças, temores, angústias, insatisfação ou o oposto, encontramos, muitas vezes, um adolescente cansado, desgastado, estressado e com a autoconfiança em baixa, no afã de suprir o que lhe é cobrado.
 
Muitos adolescentes que estão no terceiro ano do ensino médio precisam adaptar-se a um novo momento na vida. Concomitantemente às dúvidas com relação ao futuro profissional, há extrema cobrança em se tratando da aprovação no vestibular e, consequentemente, um abalo na autoestima. 
 
O que se percebe é que muitos alunos, embora tenham conhecimento dos conteúdos, na hora da prova não conseguem resolvê-la, pois a ansiedade é excessiva, sendo um comportamento que surge como consequência do quadro apresentado. Entretanto, apesar da situação potencialmente aversiva da prova, o discente precisa resgatar em si potencialidades e, sobretudo, elevar a autoestima, para aliviar o sofrimento e aumentar o bem-estar. Com o controle da ansiedade, o indivíduo poderá valorizar mais a si mesmo e ter noção das próprias competências e habilidades para a realização da prova.
 
Portanto, para se ter sucesso, é preciso mudar a maneira de pensar, valorizar-se, reconhecer o próprio potencial, os limites e aprender a lidar com frustrações. 
 
A linha Cognitivo Comportamental tem como objetivo trabalhar os pensamentos para gerar novos comportamentos, identificando as distorções cognitivas. O EMDR significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pelas siglas em inglês - é uma técnica nova, norte americana, que estimula a cura e a criatividade, por meio de movimentos bilaterais.  Portanto, o EMDR é muito bom para se trabalhar a ansiedade dos alunos. A aplicação do EMDR é feita por meio de um moderno aparelho  de aplicação do EMDR (tátil, auditivo e ocular) que auxilia na eficácia das sessões.
 
Anili Mancuzo
CRP 182526
 
Psicóloga formada pela PUC-PR, em Curitiba.
Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental
e EMDR, sendo terapeuta EMDRista, certificada pelo
EMDR Institute, EMDRIA e EMDR Ibero – América.
Participou em Paris do maior Congresso de Mente,
Cérebro e Desenvolvimento do mundo. 
 
Fone: 66 9997-3882
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.