Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 03:31

Saúde

Endometriose: doença atinge mulheres em idade reprodutiva

| 26/06/2017 15h 24min

O endométrio é o tecido que reveste o útero preparando-o para o embrião. Geralmente, quando a fecundação não ocorre placas de tecido endometrial são eliminadas na menstruação. Pode acontecer de essas placas se instalarem fora do útero e migrarem, através da corrente sangüínea, para outros órgãos como ovários, intestino, bexiga e vagina, caracterizando a endometriose. A doença acomete mulheres em idade reprodutiva.

A Endometriose não é uma doença transmissível. As causas ainda não foram totalmente esclarecidas pela medicina. Cogita-se a possibilidade de o problema estar ligado ao sistema imunológico da mulher. Estudos recentes mostram que o estresse também pode ser um fator de risco, tendo em vista que estresse e ansiedade acima da média são marcantes em mulheres com a doença.

O fator genético também pode influenciar no aparecimento da endometriose, principalmente, em parentes de primeiro grau. O risco de desenvolver a doença aumenta nas mulheres que tiveram o primeiro parto após os 30 anos de idade.

 

Principais sinais e sintomas

A Endometriose pode causar dor na região pélvica, dor durante a relação sexual, dificuldade para engravidar e, em alguns casos, infertilidade. Mulheres com endometriose grave, muitas vezes, são assintomáticas, enquanto outras no estágio inicial da doença, sentem dor que pode se tornar incapacitante. Geralmente, a dor associada endometriose no período menstrual só aparece alguns anos após o aparecimento da doença. Também podem ocorrer disfunções intestinais durante a menstruação, como por exemplo, diarréia ou dor ao evacuar.

 

Diagnóstico e Tratamento

O médico pode suspeitar de Endometriose quando a mulher apresentar os sintomas típicos da doença. Muitas vezes a doença não é percebida no exame físico, porém a mulher pode sentir dor durante o exame. Em alguns casos o médico é capaz de perceber massa de tecido atrás do útero ou próximo dos ovários, através do exame de toque. No entanto ele só poderá confirmar o diagnóstico se tiver certeza que as placas observadas são de tecido endometrial. Em alguns casos, é necessária a realização de exames mais específicos para diagnosticar a doença. Existem exames, capazes de diagnosticar se a Endometriose está afetando a fertilidade da mulher.

Com a confirmação da doença o médico poderá indicar o melhor tratamento para a paciente. Alguns medicamentos são capazes de inibir o crescimento do tecido endometrial. A cirurgia para retirada das placas é recomendada em alguns casos. Geralmente, a Endometriose recorre depois do término do tratamento. O que indica que a doença não tem cura, mas o tratamento medicamentoso pode reduzir os sintomas, principalmente a dor. As mulheres que sentem dificuldade para engravidar por causa da endometriose devem perguntar ao médico o tratamento ideal.

 

Prevenção

Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são maneiras de prevenir doenças.

 

Fonte: Manual Merck, Site oficial Dr. Drauzio Varella, MD Consult e Associação Brasileira de Endometriose

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.