Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 08:02

Saúde

Entenda a importância da Endoscopia Digestiva Alta

Saúde | 29/08/2016 18h 06min

Dr. Pedro Henrique Paduan Gastroenterologia/Proctologia Cirurgia do Aparelho Digestivo CRM/MT 3553 RQE 2203

 

A endoscopia permite o exame das paredes da parte superior de seu aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). O aparelho usado para o exame é um tubo fino e flexível - o endoscópio, que permite ao médico observar as imagens em um monitor de vídeo.

 

Por que a endoscopia é necessária?

A endoscopia ajuda seu médico a definir a causa de sintomas como dor em abdome superior, náusea, vômitos, dificuldade para engolir, entre outros. É também um excelente método para a investigação de sangramentos digestivos. Gastrites e úlceras são exemplos de doenças facilmente diagnosticadas pela endoscopia.

Seu médico pode também usar a endoscopia para obter biópsias (pequenos fragmentos de tecido) que servem para distinguir entre lesões benignas ou malignas. Aliás, é bom lembrar que biópsias são tomadas para várias finalidades e o médico pode realizá-las mesmo sem a suspeita de doença maligna.

 

Como devo me preparar?

Um estômago vazio permite o melhor e mais seguro exame. Por isto, você não deve comer ou beber nada a partir de 8 horas antes do horário marcado para o exame. Se você precisar tomar remédios, o faça com pequenos goles de água. Não use antiácidos. Avise o médico se você é alérgico a alguma medicação ou se sabidamente possui problemas de saúde (principalmente cardíacos ou pulmonares).

 

O que acontecerá durante o exame?

Você receberá uma pequena quantidade de líquido para ingerir, que serve para "limpar" melhor as áreas a serem examinadas. A seguir, um anestésico local será borrifado na garganta, para permitir a passagem do aparelho com o mínimo desconforto. Você deitará confortavelmente sobre seu lado esquerdo e receberá uma solução sedativa, para ficar mais relaxado. Então, o aparelho será passado através de sua boca para o esôfago, estômago e duodeno.

O endoscópio não interfere com a respiração e não causa dor. Você pode se sentir um pouco estufado, uma vez que será necessário colocar uma certa quantidade de ar dentro do estômago para permitir o exame. Procedimentos rotineiros como tomada de biópsias são totalmente indolores. No total, o exame costuma durar cerca de 10 minutos.

 

Qual o tempo de recuperação após o exame?

Você permanecerá na área de repouso por cerca de 30 minutos a 1 hora, até que os principais efeitos dos medicamentos usados desapareçam. Sua garganta poderá ficar um pouco dormente ou levemente dolorida, e eventualmente pode haver sensação de estufamento no abdome pelo ar colocado no estômago. Todos esses efeitos são leves e passageiros. Você poderá comer normalmente quando cessar o efeito do anestésico em sua garganta (o que leva cerca de 45 minutos). Se você recebeu medicação sedativa para o exame, não poderá dirigir automóveis, operar maquinaria ou tomar decisões importantes pelo resto do dia. Mesmo que você se sinta normal, é sabido que a sedação diminui os reflexos e julgamento por várias horas. Por esse motivo, venha acompanhado para o exame por alguém capaz de auxiliá-lo no que for necessário e levá-lo para casa.

 

Quais os riscos?

Apesar de complicações poderem ocorrer, elas são muito raras. Os riscos potenciais são reações aos medicamentos empregados, complicações de doenças pulmonares ou cardíacas, perfuração ou hemorragia. Esses riscos são um pouco maiores após procedimentos terapêuticos como retirada de pólipos, por exemplo. É importante que você reconheça sinais precoces de eventuais complicações: se você apresentar febre, dificuldade para engolir, dores importantes, vômitos ou fezes enegrecidas após o exame.

 

Dr. Pedro Henrique Paduan
Gastroenterologia/Proctologia
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/MT 3553
RQE 2203

 

 

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.