Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 03:24

Saúde

Entenda sobre a Intolerância à Lactose

| 00/00/0000 00h 00min

A lactose é o açúcar do leite e necessita da lactase  que é uma enzima produzida no intestino para ser digerida. A intolerância à lactose se deve à deficiência de lactase. Pode ser primária ou secundária (muito mais frequente). A intolerância secundária decorre da diminuição de lactase devido à lesão da mucosa intestinal. 

As causas mais frequentes são:  diarréia aguda prolongada, desnutrição e diarréia crônica. Há outras causas como: alergia ao leite de vaca ou soja; giardíase; doença celíaca; imunodeficiências; drogas antineoplásticas; antibióticos etc.
Os principais sintomas são: diarréia aguda ou fezes amolecidas, ácidas, provocando assaduras perineal; dor abdominal em cólica, náuseas, flatulências (gases) dentre outros. O diagnóstico é clínico e laboratorial. 
 
Tratamento Dietético: reduzir a ingestão de lactose (leite de vaca); melhor fazer uso de iogurtes, coalhadas e queijos (são bem tolerados); não é recomendável uso de anti-espasmódicos. 
 
É importante ressaltar que a intolerância à lactose não é uma doença e sim uma característica individual e populacional. A intolerância é contornada pelas medidas dietéticas. A qualidade de vida é normal quando se mantém apenas as restrições necessárias. 
 
Drª Cristiane H. Pedrini Mota
Pediatra
CRM/MT 3757
Artigo publicado originalmente na Revista Saúde em Alta
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.