Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 23:01

Saúde

Fontes de Vitamina B12

| 00/00/0000 00h 00min

A vitamina B12 é essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. Ela atua juntamente com o ácido fólico na formação das células do sangue, os eritrócitos, e da timidina que é um componente do DNA celular. É essencial para a formação, integridade e maturação das hemácias. Em sua ausência, elas aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma. 
 
É uma vitamina necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem ela, a mielina que recobre os nervos (como a capa de proteção faz com os fios elétricos) sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro. Saiba quais alimentos são ricos em B12.
 
A falta de vitamina B12 não é facilmente percebida, ela só manifesta-se numa fase mais avançada onde caracteriza-se pela síndrome da fadiga crônica. Neste caso, a queixa frequente é que o indivíduo já levanta-se da cama ao acordar sentindo-se cansado.
 
Os sintomas iniciais da falta de vitamina B12 incluem a falta de concentração, memória e de atenção e formigamento nas pernas. Depois há um agravamento da deficiência, gerando anemia megaloblástica ou perniciosa caracterizada por hiperatividade da medula óssea e aparecimento de glóbulos anormais no sangue.
 
Os vegetarianos são o grupo com maior risco de desenvolver uma deficiência nesta vitamina, já que ela é encontrada apenas em alimentos de origem animal, embora também existam distúrbios hereditários que bloqueiam o transporte ou a atividade dessa vitamina levando o indivíduo a desenvolver a anemia por deficiência de Vitamina B12.
 
Suplementação 
 
Os suplementos de vitamina B12 podem ser necessários para os indivíduos que tenham falta de vitamina B12 no sangue comprovados por meio de exames de sangue. Ela pode ser consumida na sua forma natural, através do aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina B12, ou na forma sintética, em forma de comprimidos, solução ou injetável pelo tempo determinado pelo médico.
 
Alimentos ricos em vitamina B12
  • Ostra
  • Fígado
  • Carnes em geral
  • Ovos
  • Leite
  • Levedo de cerveja e
  • Cereais enriquecidos
 

 

Fonte:   Revista Saúde em Alta e Estilo-

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.