Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 07:27

Saúde

Gastroenterite é uma inflamação do sistema digestivo

| 00/00/0000 00h 00min

Gastroenterite é uma inflamação do estômago e intestino de origem infecciosa, podendo ser viral ou bactériana, ela ainda, pode ser causada pela ingestão de algumas substâncias podendo neste caso denominar-se apenas como gatroenterite aguda.
 
Os sintomas clássicos da gastroenterite podem ser: perda de apetite; náusea; vômito; diarréia; dor e desconforto abdominal.
 
A desidratação é uma das piores consequências desta doença, que é especialmente grave e fatal em crianças e indivíduos muito doentes ou idosos.
 
O tratamento da gastroenterite envolve muito repouso e reposição de líquidos como soro fisiológico e água e até a água de côco. Em alguns casos mais graves essa reposição hídrica pode ser feita por via intravenosa para mais rápida estabilização do paciente.
 
A toma de medicamentos para interromper o vômito e a diarréia só deve ser feita com recomendação médica, sob o risco de piorar o quadro do paciente.
 
A toma de bactérias selecionadas para a regular a flora bacteriana é uma forma de acelerar o processo de recuperação.
 
A gastroenterite pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de contacto dos microorganismos presentes na água ou alimentos contaminados por com o agente causador.
 
Uma gastroenterite pode ocorrer também após a ingestão de substâncias químicas tóxicas, devido à intolerância à lactose e até após a toma de medicamentos como antibióticos, que também causam cólicas abdominais e diarréia e neste caso não é contagiosa.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.