Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 17:27

Saúde

Gravidez por Fertilização In Vitro

Pais e Filhos | 29/08/2016 11h 53min

Ap?s sete anos de casamento, Carlos Previdelli e Evelize Lazarin esperam ansiosos a chegada de Tom?s e Helena.

 

A chegada de um filho é um dos momentos mais especiais na vida de um casal. Imagine, então, a chegada de dois: um menino e uma menina. É esta euforia que o advogado Carlos Roberto Previdelli, 61 anos, e a professora Evelize Lazarin Previdelli, 32, vivenciam no momento. Juntos há sete anos, o casal vê se materializar o sonho de uma família aumentada, enquanto, ansiosamente, espera por Helena e Tomás, previstos para nascerem em setembro.

“Estamos muito felizes com a chegada dos nossos filhos e não vejo a hora de tê-los em nossos braços”, afirma Evelize. Mãe de primeira viagem, ela tem todo o suporte do esposo, que já tem duas filhas. "Este momento é de pura emoção. O Carlos é muito parceiro e a gente faz tudo junto. Estamos, realmente, em estado de graça", declara a mamãe de  Helena e Tomás.

Quando se casaram, Evelize não pensava em ser mãe, já que o companheiro de vida fora vasectomizado havia 29 anos. Mas, com o passar do tempo, a ideia de alargar a família foi sendo amadurecida, mesmo por Carlos Previdelli, que já tem duas filhas, frutos do primeiro casamento.

Ciente das dificuldades que o procedimento ao qual o marido havia sido submetido ofereceria para o êxito de seu sonho de tornar-se mãe, Evelize soube, desde o início, que teriam que recorrer à fertilização in vitro.

O tratamento, no entanto, não se mostrou fácil. “Foram dois anos entre consultas, exames e procedimentos, num total de cinco fertilizações. Foi um período no qual nossa união foi se fortalecendo, pois exigiu muita parceria e cumplicidade”, explica a futura mamãe. A aguardada notícia do êxito da fertilização só chegou em janeiro de 2016, quando exames revelaram que Evelize estava, em fim, grávida. E as surpresas não paravam por aí: o casal logo descobriu que não apenas um, mas dois filhos logo estariam enchendo de alegria suas vidas.

“A descoberta da gravidez gemelar nos causou uma mistura de sensações: felicidade, medo, curiosidade, apreensão, mas, acima de tudo, alegria de estarmos esperando um casal de filhos”, relata o casal. Esperados para setembro, Evelize e Carlos já se desdobram para fazer da casa um ambiente tranquilo, onde os novos filhos possam crescer protegidos. “A gravidez evolui de maneira tranquila e segura e nos traz a certeza de que teremos filhos para alegrar a família e renovar nossa convicção de que a vida vale a pena”, concluem.

 

Método de Fertilização In Vitro               

A fertilização in vitro é uma técnica que consiste na coleta dos gametas para que a fecundação seja feita em laboratório e, depois, na transferência desses embriões de volta para o útero materno. O método foi usado pela primeira vez na Inglaterra em 1978 e foi trazido ao Brasil em 1983. Nessa época, ele era conhecido como "bebê de proveta".

Normalmente a técnica é utilizada em casais em que a mulher tenha problemas nas trompas ou endometriose, o que pode dificultar a chegada dos espermatozoides até o óvulo. Também pode ser feita em casos de problemas na produção de gametas no homem. Outra situação em que o tratamento é indicado ocorre quando é preciso que seja feita a doação de óvulos, no caso de mulheres que não os produzem mais ou em casos de casais homossexuais masculinos.

As chances de sucesso estão ligadas à idade do óvulo, já que eles existem na mulher desde a infância e também passam pelo processo de envelhecimento celular. Mulheres com menos de 35 anos têm 60% de chances. Entre 35 e 38 anos, as chances caem para 40%, e continuam a baixar para 30% até os 40 anos, passando para 8% depois.

Fonte: Publicado originalmente na Revista Saúde em Alta e Estilo. Reportagem: Maria da Paz Sabino

 

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.