Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 09:14

Saúde

HPV: Previna-se contra esta doença

| 00/00/0000 00h 00min

A prevenção é a melhor e maior arma contra o HPV - Papilomasvirus Humano -, que se caracteriza pelas lesões nos tecidos de revestimento - pele e mucosas - que resultam no aparecimento de verrugas genitais, decorrentes do crescimento irregular das células. Entre as várias medidas preventivas, como uso de camisinha nas relações sexuais, a vacina tem papel fundamental no combate à doença. 
 
Esse vírus pode se manifestar em ambos os sexos; independente da raça, da idade ou da localização do indivíduo. Sua transmissão ocorre principalmente nas relações sexuais, no contato de pele com pele. Mais de 150 tipos de vírus HPV foram identificados e destes, 35 podem afetar a área genital. A falta de tratamento dessas lesões pode resultar no câncer de colo de útero, vagina e vulva.
 
 
A vacina contra o HPV tem o objetivo de prevenir a infecção pelo vírus e assim reduzir o número de pacientes que possam desenvolver o câncer de colo de útero. É indicada tanto para homens quanto para mulheres, a partir dos 9 até os 26 anos de idade. O ideal é que a vacinação ocorra antes do início da vida sexual, porém a eficácia da vacina se estende para homens e mulheres que não se infectaram ou até aqueles que já tiveram contato com algum tipo do vírus.
 
Estudos mostram  a alta eficácia da vacina: 95% dos principais tipos causadores de câncer (HPV 16 e 18) são combatidos com a imunização e também 100% daqueles que provocam as verrugas genitais (HPV 6 e 11). É de extrema importância apontar que a vacina não substitui os outros métodos de prevenção e tampouco descarta o uso dos preservativos. Ambos, homens e mulheres, devem consultar o urologista/ginecologista com regularidade e realizar os exames indicados pelos médicos, como o Papanicolau para as mulheres.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.