Bem Vindo à Agência da Saúde - 15 de Outubro de 2019 - 00:24

Saúde

Insônia: causas e consequências

Saúde | 13/09/2019 13h 30min

O dia mal começou e você já se sente esgotado, sem um pingo de energia ou disposição para concluir tarefas simples da rotina? Se este tipo de cena é comum na sua vida, atenção: você pode ser um dos muitos brasileiros diagnosticados com insônia. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 73 milhões de brasileiros sofrem com esse distúrbio, que prejudica muitos aspectos diferentes da saúde.

 

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA INSÔNIA

A insônia afeta muitos aspectos diferentes da vida, do convívio social até a performance no trabalho, diminuindo drasticamente a qualidade de vida. Por isso, ignorar essa dificuldade persistente em dormir não é a melhor saída, muito menos utilizar qualquer medicamento sem a devida orientação de um médico. Antes, é preciso entender o que está causando a sua insônia, para agir, de fato, no foco do problema e prevenir algumas consequências.

Esse distúrbio do sono pode ser o problema principal ou estar relacionado a outras condições de saúde. Normalmente, a insônia tem bastante conexão com: estresse e eventos traumáticos, como a perda de um ente querido, desemprego ou o divórcio; hábitos - de vida e de sono - inadequados; uso de medicamentos, como alguns antidepressivos e remédios para controle da pressão arterial; transtornos mentais, como ansiedade e depressão; uso de álcool, nicotina e café; entre outros.

O grande problema é que a insônia realmente é capaz de trazer complicações graves para a saúde, de forma geral. Além da sensação de cansaço e esgotamento durante o dia, a condição pode comprometer o desempenho no trabalho ou nos estudos; aumentar o risco de acidentes carro, já que concentração, reflexo e atenção ao dirigir diminuem; estimular ou agravar quadros de ansiedade e depressão; e aumentar o risco de doenças crônicas, como hipertensão e doenças cardíacas; irritabilidade e outras complicações.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.