Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 08:36

Saúde

Intolerante à lactose pode comer iogurte

Saúde | 05/10/2016 08h 50min

O iogurte é uma boa opção para quem tem intolerância à lactose e precisa de substituir o leite por outros alimentos, é rico em cálcio e possui uma menor quantidade de lactose, porque o iogurte é um leite fermentado por bactérias conhecidas como lactobacillus que digerem parcialmente a lactose, sendo mais facilmente digerido.

Porém, quem tem intolerância à lactose e não consegue digerir bem o iogurte pode comer iogurte de soja ou iogurte sem lactose, por exemplo. Os iogurtes sem lactose podem ser desnatados, light, líquidos e até existe iogurte grego sem lactose. Nestes iogurtes vem escrito no rótulo que o iogurte não tem lactose.

Os alimentos permitidos na intolerância à lactose, são todos aqueles que não contém leite de vaca em sua composição. Algumas opções de produtos lácteos para quem tem intolerância à lactose são:

Leite, iogurte e queijo sem lactose,

Leite de soja, de aveia, de arroz,

Iogurte de soja,

Sucos de fruta naturais.

Estes alimentos podem ser utilizados no café da manhã, em lanches e até para fazer molhos e temperos em substituição do leite de vaca comum, que contém lactose e por isso não deve ser consumido.

Cardápio da dieta para intolerância à lactose

Na dieta para intolerância à lactose pode-se substituir o leite de vaca por bebidas vegetais como leite de aveia, arroz ou soja assim como por sucos de frutas naturais, os iogurtes podem ser de soja e o queijo pode ser substituído por presunto de peru, por exemplo.

  • Café da manhã: 1 copo de leite de arroz ou de soja, 1 pão com presunto de peru e uma maçã
  • Colação e lanches: 1 gelatina com 2 torradas ou 1 iogurte de soja com granola ou 1 pão com presunto e um suco de frutas ou uma taça de cereais com leite de aveia
  • Almoços e jantares: evitar os gratinados porque têm queijo e eliminar os molhos brancos pois têm leite ou creme de leite.

Como o iogurte e queijo têm uma menor quantidade de lactose pode não ser necessário excluir esses alimentos da dieta.

Além de restringir o consumo de leite, seus derivados e as receitas que são preparadas com leite ou manteiga, é importante verificar no rótulo de todos os alimentos que eles possuem lactose porque muitas bolachas, pães, molhos prontos e balas também contém lactose e por isso não devem ser consumidos em caso de intolerância à lactose.

Quando é feito o diagnóstico de intolerância à lactose deve-se excluir o leite, iogurte e queijo por 3 meses e depois experimentar comer iogurte, por exemplo e verificar se aparece algum sintoma de intolerância à lactose como diarreia, barriga inchada ou dores abdominais. Se não aparecer nenhum sintoma é porque o iogurte pode ser consumido. Este teste também pode ser feito com o queijo.

Além da alimentação correta existem medicamentos como Lactosil que podem ser tomados quando o indivíduo ingere algum alimento com lactose.

Fonte:   Tua Saude

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.