Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 07:35

Saúde

Lesão por Esforço Repetido

| 00/00/0000 00h 00min

O primeiro trabalho publicado sobre Lesão por Esforço Repetido – LER, é atribuído a Ramazzini que, em 1731, escreveu sobre a "doença dos notários e escribas". Mais recentemente designado DORT (Distúrbios Oestomusculares Relacionados ao Trabalho). O termo não deve ser usado para indicar uma lesão ou uma patologia. Ele indica um mecanismo de uma lesão sobre um tecido do corpo, mas não, informa qual lesão. 
 
Os tecidos afetados por este mecanismo são os músculos esqueléticos, ligamento, tendões, cápsula articular, nervos e mesmo os ossos nas fraturas por stress. Sempre que um tecido exceder o limite de sua resistência, ocorrerá uma lesão com reação inflamatória e consequentemente dor. 
 
FATORES DE RISCO 
Força excessiva sobre o músculo. 
Repetição. Ela pode causar inflamação por atrito ou fadiga. 
Postura inadequada. 
Vibração. 
Temperatura muito baixa que provoca diminuição da destreza manual. 
 
Além desses fatores biomecânicos, existem indicações de que fatores psicosociais relacionados com o trabalho estejam envolvidos no agravamento das lesões, com a insatisfação no trabalho, a monotonia, falta de autonomia e falta de suporte por parte da organização, além, é claro, da estrutura psicológica do indivíduo. 
 
PATOLOGIAS MAIS ENCONTRADAS
Cervicalgia e cervicobraquialgia. 
Síndrome do desfiladeiro torácico. 
Fibromiolsite do trapézio e da musculatura interescapular. 
Síndrome do manguito rotador do ombro. 
Síndrome do pronador. 
Síndrome do supinador ou do túnel radial. 
Síndrome do túnel ulnar. 
Epicondilites.
Tenosinovite estenosante De Quervain. 
Síndrome do túnel do carpo. 
Síndrome do canal de Guyon. 
Tendinites. 
Tendossinovites. 
 
DIAGNÓSTICO 
O  Ultrassom.
A eletroneuromiografia
A ressonância Nuclear magnética nos casos de dúvida. 
 
TRATAMENTO
Multidisciplinar com a presença do Médico do Trabalho, Cirurgião de mão e/ou Ortopedista, Fisioterapeuta, Terapêuta de mão e Psicólogo. 
 
CONCLUSÃO
Deve-se reconhecer a seriedade do problema, (já que fatores não físicos estão envolvidos) não só do ponto de vista médico-social, mas também econômico, devido ao alto custo que representa para a comunidade. Dia a dia, milhares de trabalhadores continuam aportando aos consultórios médicos com queixar de desconforto nos membros superiores e sendo rotulados e afastados do trabalho por LER. 
 
A mídia desavisada dá uma dimensão sensacionalista e assustadora ao problema, divulgando o lado negativo destes pobres pacientes desorientados, desajustados e muitas vezes vítimas de um sistema social cruel que lhes destrói o ego e os desestimulam e incapacitam a participarem de competições árduas da vida.
 
Dr. Werner Gruttner Toews
Ortopedia/Traumatologia
CRM/MT 3399
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.