Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 13:11

Saúde

Leucemia é uma doença grave, mas curável

| 00/00/0000 00h 00min

Antes de procurarmos entender como ocorre a leucemia, é interessante sabermos um pouco mais sobre o sangue, uma vez que esta doença atinge as células sanguíneas.

O sangue é formado na medula óssea, sendo composto por plasma sanguíneo e elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas).

A leucemia, que pode ser crônica ou aguda, tem como principal característica uma alteração anormal dos elementos figurados, que ocorre mais especificamente nos leucócitos.

Na leucemia crônica, os leucócitos têm um tempo de vida acima do normal, consequentemente, estas células sanguíneas, já maduras, acumulam-se na corrente sanguínea comprimindo os demais glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.

No caso da leucemia aguda, ocorre uma produção descontrolada dos leucócitos, e estes, ainda imaturos, acumulam-se na corrente sanguínea.

Os principais sintomas da leucemia (anemia, infecções, hemorragias) surgem devido ao acúmulo dessas células na medula óssea, uma vez que este acúmulo desordenado prejudica ou impede a produção das células sanguíneas.

Uma vez instalada, esta doença avança rapidamente, por esta razão, seu tratamento deve ser iniciado logo após seu diagnóstico e classificação.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.