Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 04:20

Saúde

Mitos e verdades sobre clareamento dos dentes

| 00/00/0000 00h 00min

Você sabia que o clareamento dental não é indicado para todas as pessoas? E que existem hábitos que podem manter sorriso branco por mais tempo?  Veja essas e outras informações explicadas pelos especialistas Bruno Lippmann, consultor técnico da FGM, empresa especializada em soluções para clareamento, e Marcelo Kyrillos, do Ateliê Oral, parceiro de Close Up. 
 
Nem todas as pessoas podem fazer clareamento.
Verdade. O procedimento tem algumas contraindicações: gestantes, lactantes e menores de 15 anos não podem se submeter ao tratamento.
 
A técnica causa sensibilidade.
Meia verdade. Para isso não acontecer, os dentes devem estar sem cáries, as gengivas livres de infecções e o método deve ser realizado da maneira correta, sempre com acompanhamento médico. Como o gel clareador remove os pigmentos dos dentes, muitos pacientes sentem incômodo durante a aplicação. Porém, produtos inovadores evitam esse efeito colateral. 
 
Tecnologia a laser aumenta a sensibilidade.
Verdade. Isso acontece porque é usado gel clareador mais consistente e uma fonte de calor para ativá-lo.
 
Cremes dentais e enxaguantes que prometem o clareamento realmente funcionam.
Verdade. Eles removem manchas externas para uma limpeza superficial do esmalte dental. Isso acontece por causa da maior capacidade abrasiva, na comparação com produtos convencionais, sem afetar os dentes.  A diferença é que o tratamento realizado em consultório garante o clareamento externo e interno, pois ultrapassa a camada de esmalte e atinge a dentina.
 
Apenas a escovação, com uso do fio dental, é suficiente para ter dentes brancos. 
Verdade. A higiene oral adequada é suficiente para manter a saúde e a beleza do sorriso. Contudo, a ingestão de alimentos com corantes provoca escurecimento. Assim, para manter um sorriso branco por mais tempo, cuide da dieta e da higiene!
 
A longo prazo, o clareamento pode ser prejudicial à saúde dos dentes.  
Mito. A desmineralização superficial e temporária do esmalte é compensada pelo organismo após alguns dias, mas o excesso é prejudicial. Feito a cada quatro ou cinco anos, com acompanhamento médico, não há problema. 
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.