Bem Vindo à Agência da Saúde - 24 de Julho de 2019 - 01:22

Saúde

O que faz o Infectologista? Dra. Jamille Viana Dutra responde para você

Saúde | 26/03/2019 16h 03min

DRA. JAMILLE VIANA DUTRA / Médica Infectologista / CRM/MT 9905 / RQE 4404

O infectologista é o médico especialista capacitado para diagnosticar as doenças infecciosas que podem ser provocadas por vírus, bactérias, fungos entre outros microrganismos. A função do infectologista, seja num consultório, clínica ou hospital é, resumidamente, fazer diagnóstico clínico, promover medidas preventivas e tratar pacientes com infecções causadas por microrganismos.

 

O objetivo do infectologista é investigar, propor uma terapia adequada e, sobretudo, prevenir processos infecciosos, além de analisar clinicamente o quadro em questão. Deve, ainda, acompanhar os pacientes para promover uma melhor qualidade para a sua saúde.

 

Esta especialidade serve como suporte para pessoas que viajam a locais endêmicos de doenças infecciosas para que sejam realizadas as recomendações preventivas pertinentes, da mesma forma é encarregada de aplicar e orientar a prevenção dessas doenças através da vacinação.

O médico infectologista também é responsável sobre o diagnóstico e tratamento das doenças tropicais, próprias da região, como o trópico e o subtrópico que oferecem condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento dos vetores e hospedeiros das doenças infecciosas próprias destas localidades.

 

Quais as doenças tratadas na Infectologia?

São muitas.  Acidentes com animais peçonhentos, AIDS, Caxumba, Chikungunya, Dengue, Febre Amarela, Gestação e infecções, Gripe/Influenza, Hanseníase, Herpes Zoster, HTLV, Infecções em Imunossuprimidos, Infecção Hospitalar, Infecção no Idoso, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Malária, Medicina de Viajantes, Medicina Tropical, Meningites, Rubéola, Sarampo, Sepse, Tuberculose, Vacinação e Doenças preveníveis por imunização, Varicela, Zika, Zoonoses e outras infecções.  

 

Quando devo procurar um Infectologista?

O Infectologista pode ser procurado em qualquer momento. Ele pode ser o responsável pela avaliação inicial de uma doença febril ou então quando há uma infecção difícil de diagnosticar, que não está respondendo ao tratamento convencional ou é acompanhada de febre alta ou persistente. O paciente pode chegar ao consultório do Infectologista tanto por conta própria como encaminhado por médicos de outras especialidades.

Quando se vai viajar para um país ou local onde o risco de infecção para determinada doença é maior, é importante consultar um Infectologista para preveni-las. Pacientes com doenças que precisam cuidados especiais, como portadores do Vírus HIV, Hepatite B e C e outras doenças infecciosas crônicas também são tratados pelo Infectologista.  O Infectologista entra em ação ainda em surtos de determinadas doenças, como Dengue ou H1N1.

 

Qual o papel do Infectologista nos hospitais?

Nos hospitais, o papel do Infectologista é atuar no Controle de Infecção Hospitalar. Para reduzir os riscos de ocorrência de infecção hospitalar, todo hospital deve constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que é responsável por uma série de medidas como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies etc.  CCIH tem o objetivo não somente de prevenir e combater a infecção hospitalar, mas também de proteger o hospital e o corpo clínico.

 

Algumas curiosidades:

A relação entre os médicos e os pacientes da infectologia pode ser uma relação muito próxima, pois lida-se com situações pessoais tais como de cunho sexual, emocional, social e até psiquiátrico. Alguns pacientes vemos pouco tempo com altas da enfermaria ou ambulatório enquanto outros pelo resto da vida e a relação de confiança pode gerar histórias e situações talvez únicas se comparados a outras clínicas e especialidades.

 

DRA. JAMILLE VIANA DUTRA
Médica Infectologista
CRM/MT 9905 RQE 4404
HUMANA  ESPECIALIDADES MÉDICAS
AVENIDA DOS INGÁS, 2.247 - JARDIM MARINGÁ
(66) 3531-1212

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.