Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 20:23

Saúde

O verão requer alguns cuidados com a saúde

| 00/00/0000 00h 00min

O verão requer alguns cuidados com a saúde. Não é novidade a atenção redobrada com a pele no decorrer da estação, mas muita gente não sabe que os rins também necessitam de mais cuidados nessa época.

Estima-se que os casos de cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins, aumentam 30% durante o verão. Isso ocorre porque com o suor, mais comum nesta estação por causa do calor, aumenta a responsabilidade dos rins em filtrar as impurezas da alimentação.

Segundo o nefrologista da Unimed Cuiabá Vitor Carlos de Souza Vieira, esse é mais um motivo para se manter bem hidratado. “Diminuir e controlar a ingestão de sal, carnes e proteínas de origem animal são formas de se prevenir. Mas, o essencial é se hidratar mais do que o normal”, frisa, ressaltando que o consumo de sucos cítricos são bem-vindos, pois ajudam a impedir a formação de pedras.

Outro ponto de atenção é que o cálculo renal também pode se instalar em outros órgãos, como a bexiga, a uretra e os ureteres. Para verificar se está tudo bem, o indivíduo pode analisar a sua própria urina, como orienta o especialista: “O correto é que a urina esteja da cor da água. Se estiver amarelada significa que os rins não estão trabalhando normalmente. Nesses casos, é preciso ficar atento e aumentar o consumo de água. Quanto mais água for ingerida, maior é a possibilidade de eliminação dos cristais que formam as pedras”.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.