Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 06:24

Saúde

"Orelhas em Abano": problema que pode ser contornado com uma simples cirurgia

Estética | 05/02/2019 15h 00min

Ao contrário do que se pensa, as “orelhas em abano” não costumam ser grandes, mas apresenta um ângulo aumentado com a cabeça e são mais planas pela falta de uma dobra natural, chamada  anti-helix, o que as projeta para fora. 

Otoplastia é a cirurgia indicada para a correção desse problema, que afeta ambos os sexos e que causa transtornos sociais desde a infância, se agravando na adolescência. Frequentemente os pacientes escondem suas orelhas através do cabelo ou uso de acessórios como boné e chapéu.

Muitas vezes a orelha em abano é encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, podendo inclusive ser causa de bulling na infância, trazendo como consequência marcas profundas no comportamento da criança. Assim, existe uma idade mais adequada para se fazer a cirurgia de correção do abano: 5 a 7 anos (denominada idade pré-escolar), período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto.

Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica.  Por outro lado, também não existe idade máxima. Portanto, adultos que não tiveram oportunidade ou até mesmo vontade de fazer a otoplastia podem fazê-la a qualquer momento da vida. A cirurgia é feita através de uma incisão na pele atrás da orelha. A pele é descolada da cartilagem e esta é tratada e fixada na nova posição com pontos internos que não precisam ser removidos.

A anestesia pode ser local, com um anestesista propiciando uma sedação, ou geral. A escolha do método de anestesia, sempre em comum acordo com o médico anestesiologista, levará em consideração  as condições clínicas, psicológicas e a idade do paciente. Esta cirurgia é normalmente realizada em caráter ambulatorial (alta hospitalar algumas horas após a recuperação da anestesia). Este tratamento proporciona harmonia estética e emocional ao paciente.

 
Dr. Milton Malheiros
Otorrinolaringologista
CRM/MT 2927
 
Fonte: Revista Saúde em Alta & Estilo

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.