Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 07:32

Saúde

Osteoporose é uma doença que causa medo

| 00/00/0000 00h 00min

Ter um osso quebrado é uma das piores sensações que um ser humano pode sentir. O processo de recuperação é demorado e doloroso, provocando um mal estar sem precedente. Pior ainda é para quem sofre de osteoporose que fica com os ossos frágeis, facilitando as fraturas. É uma situação desconfortável, pois a pessoa muitas vezes tem que esperar meses pela recuperação do ferimento. 
 
A osteoporose é uma doença que degenera a massa dos ossos, deixando-os extremamente fracos. Acredita-se que a osteoporose é uma enfermidade que atinge cinco milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais atingidas. A osteoporose atinge principalmente as mulheres na menopausa. Estima-se que uma em cada quatro mulheres acima dos 60 anos sofrerá fraturas em decorrência da osteoporose.
 
A osteoporose é uma doença na qual o osso perde sua rigidez normal, tornando-se menos resistente à traumas. Portanto, existe um maior risco de fraturas, mesmo após traumas leves. A osteoporose é uma doença complexa cujas causas não são totalmente conhecidas. Sabe-se que certos fatores estão associados com um maior risco para essa doença. 
 
Sintomas 
A osteoporose é uma doença silenciosa, não apresentando sintomas até que aconteçam as fraturas ósseas. Os ossos que se quebram com maior facilidade são as vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho. Como conseqüência das fraturas vertebrais, pode ocorrer diminuição da altura e alterações na postura, que determinam dores nas costas e deformidades da coluna como a corcunda, sendo que muitas pessoas também queixam-se de dores nas juntas. 
 
Tratamento
Existem vários medicamentos que podem ser empregados no tratamento da osteoporose. Podemos citar o uso da reposição hormonal, bifosfonatos, suplementos contendo cálcio, vitamina D e calcitonina. A escolha do melhor esquema terapêutico deve ser feita pelo seu médico. Nunca use medicamentos sem a prescrição de seu médico, já que isso é perigoso e pode provocar danos à sua saúde.
 
Como prevenir
 
O principal objetivo da prevenção e do tratamento da osteoporose é evitar que ocorram as fraturas. Os locais de maior incidência são: corpo vertebral, colo do fêmur, antebraço e úmero. Por ser a osteoporose uma doença que não provoca sintomas e de evolução lenta durante anos, é interessante que se adotem hábitos de vida saudáveis que aumentem a resistência óssea desde a infância. 
 
Pelo fato da população feminina apresentar maior risco no desenvolvimento da osteoporose, principalmente após a menopausa, deve reduzir ou suspender o fumo, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas e café e praticar regularmente alguma atividade física. A alimentação deve ser balanceada e conter adequada quantidade de cálcio e vitamina D. A exposição aos raios solares nas primeiras horas da manhã e no final da tarde também está indicada. 
 
SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA
 
A Fundação Internacional de Osteoporose calcula que 200 milhões de pessoas sejam atingidas pelo problema em todo o mundo.
 
Não há estatísticas no Brasil sobre o mal, mas a Associação Médica Brasileira estima que mais de 5 milhões de pessoas possam ter a doença.
 
De todos os casos de osteoporose no mundo, projeta-se que somente um terço é diagnosticado. Do total de casos identificados, apenas em torno de 20% são tratados. 
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.