Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 10:39

Saúde

Pioneirismo na saúde

| 00/00/0000 00h 00min

Acolher pessoas dos mais diversos cantos do país tem sido uma das características mais marcantes de Sinop desde a sua colonização até os dias atuais. Para os pioneiros, muitas lembranças fazem parte da realidade de cada um que presenciou o começo da construção da cidade. O médico Edson do Nascimento foi um dos que chegou na época da colonização, quando Sinop era ainda Distrito de Chapada dos Guimarães e sabe como ninguém como contar a história desta tão pujante cidade.

“Quando cheguei em Sinop não tinha praticamente nada. Tudo estava para ser construído, porém  o sentimento de união e solidariedade eram muito presentes em todos os que aqui habitavam. A cidade era quase isolada do mundo e muitas vezes o único acesso teria que ser de avião monomotor”, lembra Dr. Edson do Nascimento, que é atualmente um dos mais conhecidos médicos de Sinop, pela sua atuação tanto enquanto profissional da saúde quanto pelos cargos públicos que exerceu ao longo dos anos.

Sinop hoje é um município em franco desenvolvimento e quem vê hoje a cidade não imagina como era no início da sua formação. Naquela época o único meio de comunicação existente era a Rádio Nacional da Amazônia. Era através dessa rádio que as pessoas se ligavam nas notícias do mundo. Não existia telefone, televisão e o contato com as outras cidades era feito através de Rádio Amador, que nem sempre funcionava.

Dr. Edson do Nascimento lembra que um dia teve que ir à Cuiabá, a 500 km distância, para telefonar para a família. Foi uma viagem longa e cansativa que durou 20 horas até o destino final. Mas os sacrifícios valeram à pena e nenhum arrependimento faz parte das lembranças do médico pioneiro que contribuiu sensivelmente com o desenvolvimento da saúde no município.

Em Sinop desde fevereiro de 1980, Dr. Edson é médico da Secretaria Estadual de Saúde, sendo que nos últimos oito anos atuou como médico perito da Secretaria de Administração do Estado, desenvolvendo este trabalho no Núcleo Regional de Sinop. Foi secretário municipal de saúde no período de 1990 à 2000. Foi perito credenciado do INSS durante 15 anos. É médico coordenador de Medicina do Trabalho do Sesi Regional de Sinop. É médico perito judicial e atualmente está cumprindo o sexto mandato consecutivo como Diretor da Unimed Norte do Mato Grosso.

Dr. Edson do Nascimento foi responsável pela implantação de importantes programas de saúde pública, colocando Sinop em evidência.  

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez residência médica em Alergia e Imunologia no Hospital do Servidor Público de São Paulo e Pós-graduação de Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto – SP, sendo também médico do Trabalho pela Fundação São Camilo, de São Paulo. Dr. Edson do é casado com Márcia Regina e tem três filhos: Lais, Edson e Eduardo.

Atualmente Dr. Edson do Nascimento atende na área de Clínica Geral em seu consultório médico localizado à Avenida das Acácias – 1487 – Centro – Telefone: 3531-2013. 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.