Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 05:58

Saúde

Presença de verrugas na pele pode indicar problemas

| 00/00/0000 00h 00min

Verrugas na parte externa e interna da vagina são sintomas comuns do papilomavírus humano, o HPV, transmissível, especialmente, por relações sexuais desprotegidas. No entanto, em alguns casos, as verrugas não denunciam nenhuma condição mais séria.

O molusco contagioso, outra importante causa de verrugas cutâneas, pode se manifestar em qualquer parte do corpo, e não está associado a qualquer condição mais grave além do incômodo estético. Já as lesões causadas pelo HPV podem aparecer na vulva, dentro do canal vaginal e também na região anal. É possível, ainda, o surgimento de verrugas na região da garganta, causadas pelo sexo oral desprotegido.

Na vagina, é possível que a infecção viral venha acompanhada de corrimento ou mesmo sangramento.

A verruga causada pelo HPV é, no geral, de fácil identificação, sendo tipicamente avermelhada e mole. Na grande maioria das vezes, a infecção pelo vírus pode ser diagnosticada no próprio consultório médico, através da análise visual do aspecto das lesões verrucosas, sem que seja necessário qualquer exame mais invasivo.

Nos casos em que o diagnóstico clínico não é possível, o médico pode requerer exames complementares, como a colposcopia ou captura híbrida. Em determinados organismos, o vírus pode permanecer latente por longos períodos, sem que o indivíduo manifeste qualquer sintoma. Assim, é de suma importância a realização do exame de Papanicolau anualmente, de modo a permitir o diagnóstico precoce da condição.

Ao notar qualquer alteração no corpo, é necessário procurar um especialista para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. No caso das verrugas ocasionadas pelo HPV, é feita cauterização com agentes químicos. As lesões muito grandes ou resistentes são retiradas por meio de cirurgia.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.