Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 00:59

Saúde

Problemas para dormir? Saiba o porquê.

Saúde | 15/11/2016 22h 31min

Dormir bem é bom. Na primeira etapa do ciclo humano, um bebê dorme aproximadamente dezesseis horas e pensando nisso, porque precisamos dormir?

Bom para entendermos a necessidade do sono temos que conhecer as principais funções:

Restaurativa: trazendo ao organismo à condição em que iniciou o dia. É neste período que o corpo produz as substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo.

Termorreguladora: O controle da temperatura corporal está intimamente relacionado ao sono, marcadamente notamos as alterações que ocorrem no sono quando se está com febre, mais perceptível é quando somos privados da quantidade de sono que habitualmente dormimos resulta que reduzimos a capacidade de se regular a temperatura.

Consolidadora da memória e aprendizado: toda informação que recebemos no decorrer do dia, seja estudando, trabalhando ou na vida social, é consolidada no decorrer do sono.

Repouso para o organismo: durante o sono normal ocorre redução da pressão arterial,  diminuição dos batimentos cardíacos, relaxamento muscular, redução da produção de urina, ou seja, os vários sistemas descansam durante o sono. Além disso, alguns hormônios são fortemente influenciados pelo sono, são eles: insulina que controla as taxas de glicose no sangue, leptina e grelina, que juntos controlam o apetite, hormônios da tireóide, corticóides produzidos pelo organismo, hormônio do crescimento, prolactina, que controla a produção de leite, dentre muitos outros, explicando porque quem não dorme bem tem mais tendência a engordar, aumentar as taxas de gordura e açúcares no sangue, não crescer adequadamente, não conseguir amamentar bem, ter pressão arterial mais alta, ter maior risco de doenças cardíacas e vasculares, destacando-se acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, impotência sexual, dentre outros problemas.

Agora que sabemos algumas das funções do sono, podemos entender os vários transtornos e doenças relacionadas ao mesmo.

Insônia: é um sintoma que pode ocorrer isoladamente ou estar relacionada com uma causa específica: ansiedade, depressão, estresse, dor crônica, uso de medicamentos, ambiente inadequado para se dormir (muito barulho, quente demais, colchão ruim, claridade excessiva), dentre outras. Algumas pessoas naturalmente dormem menos que outras e isto não significa ter insônia.Resultado de imagem para insonia

Hipersonia: é definida como uma afecção com estado de sonolência diurna excessiva e ataques de sono, que na ausência de um fator orgânico está associado a transtornos mentais.

Pesadelos: é uma experiência de sonho carregada de ansiedade ou de medo, que se acompanha  de uma lembrança muito detalhada do conteúdo do sonho. Esta experiência de sonho é muito intensa e comportam em geral temas como ameaças à existência, segurança ou à autoestima.

Sonambulismo: é uma alteração do estado de consciência associando fenômenos de sono e de vigília. Durante um episódio de sonambulismo o indivíduo se levanta do leito, em geral no primeiro terço do sono noturno, e deambula. Estas manifestações correspondem a um nível reduzido de percepção do ambiente, reatividade e habilidade motora.

Terror noturno: É mais frequente em crianças, normalmente se senta na cama com expressão de medo e os batimentos cardíacos se apresentam elevados, respirando rapidamente e suando muito. Os episódios levam em média de 30 segundos a 5 minutos. As crianças voltam a dormir em seguida, sem se recordar do que ocorreu na manhã seguinte.

Resultado de imagem para terror noturno

Então se percebermos alterações nesta função tão importante do nosso corpo, precisamos agir de forma preventiva e buscar ajuda para que não adoeçamos.

DRA KARIN SCHOLLKOPF - CRM/MT 8553

PSIQUIATRIA
66 3531 6103 / 3531 6966
PROMED - Av. das Sibipirunas, 2656 - Sinop

Fonte:   DRA KARIN SCHOLLKOPF

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.