Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 05:38

Saúde

Psoríase: manchas na pele podem ser sinais da doença

| 00/00/0000 00h 00min

Psoríase é uma doença crônica da pele, caracterizada pela presença de manchas vermelhas descamativas. Não é contagiosa e atinge homens e mulheres em qualquer idade. Em alguns casos, as lesões podem estar localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, as lesões se espalham por toda a pele. As unhas também são acometidas em 90% dos casos. 
 
Mesmo sendo uma doença de evolução crônica, que não tem cura, é possível mantê-la sob controle. O tipo de tratamento depende das características do paciente. Nos casos leves e moderados, o controle é feito por meio de medicação local, hidratação da pele e exposição solar. Há pacientes que necessitam de acompanhamento psicológico para uma melhor adaptação ao impacto provocado pela doença. 
 
A causa da Psoríase ainda é desconhecida. Porém, pesquisas sugerem que existe predisposição familiar ao problema, o que não significa que todos os descendentes desencadearão a doença. Fatores como estresse emocional, traumas, irritações na pele e baixa umidade do ar podem desencadear ou agravar a doença.
 
Geralmente, a Psoríase inicia com uma ou mais placas na pele de aspecto avermelhado que tornam excessivamente descamativas. Essas placas podem permanecer pequenas ou crescer e recobrir grandes áreas do corpo. Joelhos, cotovelos e couro cabeludo são as áreas mais suscetíveis à doença. Quando atingidas, as unhas tornam-se espessas e deformadas. As lesões raramente causam coceira. Em raros casos, a doença pode evoluir para artrite psoriásica, que é o comprometimento das articulações do corpo. 
 
A psoríase afeta quase 3% da população
 
Normalmente, aparece entre os 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida.
Pode causar impactos psicológicos significativos.
Atinge igualmente homens e mulheres.
No Brasil, há cerca de 5 milhões de pacientes com a doença.
A doença é associada com um risco maior para desenvolver obesidade, diabetes melito, hipertensão e depressão.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.