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Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 18:52

Saúde

Puericultura: você sabe o que é isso?

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O termo “puericultura” etimologicamente quer dizer: puer = criança e cultur/cultura = criação, cuidados dispensados a alguém. Este termo aborda dois pilares magnos: a prevenção e a educação em saúde da criança. Essas duas linhas sempre estarão interligadas, daí a assertiva de que a puericultura é fundamentalmente uma Pediatria preventiva.

Outro enfoque central da puericultura é a abordagem das doenças do adulto com raízes na infância e, portanto, preveníveis desde a infância como por exemplo aleitamento materno, que, entre tantas qualidades, é fator de proteção para: obesidade infantil, hipertensão arterial.

Fica claro, portanto, que a puericultura efetiva-se pelo acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, controle da vacinação, orientações aos pais e/ou cuidadores sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar no período do desmame, higiene individual e ambiental, assim como pela identificação precoce dos agravos, com vistas à intervenção efetiva e apropriada.

O crescimento representa um dos sinais mais importantes de saúde da criança, sendo considerado o pré-requisito para qualquer estratégia de promoção da saúde infantil, recomendado e reconhecido como uma importante ação de saúde. Com o intuito de realizar cobertura do atendimento infantil, praticando uma  Pediatria Preventiva com eficácia comprovada para:

·A redução da morbimortalidade infantil.

·Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.

·Promoção do aleitamento materno e orientação alimentar para o desmame.

·Prevenção e controle das parasitoses intestinais e doenças diarreicas.

·Prevenção e controle das infecções respiratórias agudas.

·Promover e verificar a imunização (carteirinha de vacina).

               

Portanto, a avaliação do crescimento físico normal é uma forma importante de conhecer e vigiar o estado geral da saúde de uma criança e o desenvolvimento socioeconômico e de saúde da comunidade onde ela vive.

De um modo mais amplo, pode-se dizer que o crescimento do ser humano é um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida, considerando os fenômenos de substituição e regeneração de tecidos e órgãos. É considerado um dos melhores indicadores de saúde da criança, em razão de sua estreita dependência de fatores ambientais, tais como alimentação, ocorrência de doenças, cuidados gerais com a criança e de higiene, condições de habitação e saneamento básico e acesso aos serviços de saúde.

Na avaliação do crescimento infantil, devem-se considerar algumas medidas antropométricas e a evolução de certas estruturas físicas conhecidas como indicadores do crescimento, sendo os mais comuns o peso, a estatura, os perímetros cefálico (PC), torácico e braquial, a erupção dentária, o fechamento das fontanelas e suturas e, eventualmente, a idade óssea da criança.

Para monitorar adequadamente esses indicadores, é importante conhecer: o que cada um deles avalia; os pontos de reparo ou pontos de referência preconizados para realizar as medidas; a técnica correta de medida, denominada somatometria; o material adequado para a realização de cada medida; e os instrumentos de avaliação preconizados para detectar a normalidade ou desvio do dado encontrado, tais como tabelas, gráficos, mapas e índices de avaliação nutricional, “uma vez que tudo isso é do domínio do pediatra”.

A OMS considera que o peso, a estatura e o PC são as medidas antropométricas básicas a serem utilizadas na avaliação do crescimento infantil. Para uma boa avaliação do crescimento são necessárias pesagens periódicas, pois a sua variação em relação, quase que imediatamente, qualquer deterioração ou melhora do estado de saúde, mesmo em processos agudos. Num prazo de poucos dias, podem ser observadas alterações importantes no peso, cuja medição é mais fácil.

O acompanhamento do perímetro cefálico (PC) deve ser feito principalmente nas crianças de zero a 24 meses de idade, período de maior crescimento pós-natal da cabeça e do cérebro, com a tomada do PC, deve ser realizada a evolução do fechamento das fontanelas e suturas cranianas para avaliar se há algum comprometimento do crescimento cerebral.

Portanto, o desenvolvimento caracteriza-se como um processo global e dinâmico de mudanças que ocorrem na criança, desde sua concepção, influenciado por diversos fatores físicos, entre eles cuidados com a alimentação, a higiene e a prevenção de doenças, além da dimensão psicológica, ligada a fatores psíquicos que estão relacionados à forma como uma criança aprende e se relaciona com o ambiente em que vive. Dessa maneira, o desenvolvimento é compreendido como um processo mais amplo, envolvendo o crescimento e a aprendizagem da criança.

O conjunto de ações visa avaliar o processo de crescimento e desenvolvimento, que constitui o eixo central do atendimento, uma vez que permite evidenciar, de maneira precoce, os transtornos que afetam a saúde, a nutrição e o desenvolvimento da criança devendo fazer parte da rotina da criança a PUERICULTURA.

“E NUNCA DEVEMOS ESQUECER QUE O ALEITAMENTO MATERNO É UMA PROVA DE AMOR IMENSURÁVEL DAS MÃES PELOS SEUS FILHOS”.

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