Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 12:07

Saúde

Refrigerantes podem aumentar riscos de câncer de intestino

| 00/00/0000 00h 00min

Uma recente pesquisa realizada por um grupo de cientistas escoceses mostra que alguns produtos bastante consumidos pela população mundial como refrigerantes, bolos, biscoitos doces e sobremesas podem aumentar os riscos de câncer de intestino.
 
Os pesquisadores, das universidades de Aberdeen e Edimburgo, analisaram fatores como dieta, prática de exercícios físicos e consumo de cigarros entre 2 mil pacientes de câncer de intestino na Escócia.
 
Foram identificados fatores de riscos já conhecidos pela literatura médica, como histórico familiar, fumo e sedentarismo, apontando outros na lista que contribuem para o aparecimento do câncer de intestino, como os alimentos ricos em açúcar e gordura.
 
Na pesquisa, eles analisaram as dietas dos pacientes de câncer, boa parte delas com alto consumo de produtos calóricos, e as compararam com os hábitos alimentares de um outro grupo do mesmo tamanho que seguia uma dieta considerada saudável.
 
Foram analisados mais de 170 tipos de comida, incluindo frutas, legumes, verduras, peixes, carnes, além de produtos calóricos, como chocolates, nozes e sucos de frutas.
 
Os pesquisadores concluíram que o grupo que seguia uma dieta saudável, rica em frutas e legumes, tinha menos riscos de desenvolver câncer de intestino do que o outro grupo, seguidor do que foi denominado de "dieta ocidental": rica em carnes, gordura e açúcar.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.