Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 09:03

Saúde

Ronco na infância

| 00/00/0000 00h 00min

Os roncos na infância são causados na maioria das vezes pela hipertrofia das amígdalas e adenóide. Geralmente estão associadas a respiração oral ( criança fica com a boca aberta), infecções de garganta (amigdalites) de repetição e a criança aparenta estar sempre gripada e com secreção nasal.
 
Um estudo realizado com mais de 11 mil crianças ao longo de seis anos constatou que uma em cada dez crianças possui distúrbios respiratórios ao dormir e que isso causa inúmeros distúrbios ao seu organismo e ao seu comportamento.
 
A criança respirando pela boca sinaliza que a mesma tem dificuldade na respiração nasal, indicando que a cada ciclo respiratório a criança consome mais energia que deveria, chegando ao final do dia com um grande consumo energético. Durante o sono as estruturas de partes moles da garganta ficam mais flácidas gerando os roncos e ao Invés da criança descansar, acaba cansando mais e consumindo mais energia. 
 
Somados com as infecções de garganta em que as crianças não conseguem se alimentar direito, e que nesta faixa etária elas necessitam de energia para crescer e se desenvolver, podemos imaginar o quanto o ronco e a respiração oral dificultam seu desenvolvimento físico.
 
Estamos em pleno desenvolvimento físico durante a infância e quando respiramos pelo nariz o fluxo de ar ajuda a expandir as fossas nasais, propiciando um nariz mais eficiente na preparação do ar para as trocas gasosas. A respiração oral não desenvolve bem o nariz e acaba "preparando" a boca para a respiração, tornando a arcada dentária mais fina, alongada e o palato (céu da boca) ficando mais alto, fazendo com que a criança necessite do uso de aparelhos ortodônticos.
 
Diversos estudos científicos comprovaram que crianças com transtornos de respiração ao dormir eram de 40% a 100% mais propensas a desenvolver problemas neurológicos de comportamento por volta dos sete anos de idade. A criança acaba ficando mais irritada, hiperativa e agressiva, dificultando também a concentração na escola e o aprendizado.
 
Toda criança com dificuldade respiratória deve ser avaliada por um otorrino que irá diagnosticar e tratar a causa o mais precoce possível, evitando futuras sequelas.

 

 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.