Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 16:34

Saúde

Saiba como manter suas pernas bonitas e livres de varizes

| 00/00/0000 00h 00min

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície da pele ficando salientes. Calcula-se que 20% da população adulta tem varizes, sendo mais de vinte milhões de pessoas só no Brasil, onde a maioria são mulheres principalmente por causa do hormônio feminino progesterona que favorece a dilatação das veias. As varizes estão comumente associadas a sintomas como: inchaço nos tornozelos ao final do dia; cansaço, sensação de fadiga nas pernas; queimação ou peso nas pernas e câimbras.

Quando não tratadas podem causar complicações como dermatite, endurecimento e escurecimento da pele dos tornozelos, inflamação e hemorragias das varizes ou úlceras de pele. O principal fator de risco para se ter varizes é a hereditariedade. Dentre outros fatores de risco temos a obesidade, sedentarismo, permanecer em pé ou sentado por tempo prolongado, gravidez, uso de anticoncepcionais e reposição hormonal na menopausa, tabagismo e traumatismos nas pernas.

A exposição ao calor excessivo também tem papel no desenvolvimento das varizes visto que o calor promove a dilatação venosa. O diagnóstico da doença varicosa é fácil e comumente realizado pelo exame físico das pernas por um cirurgião vascular experiente. Para determinar o acometimento de veias profundas existe uma gama de exames onde um tipo de ultrassonografia chamado Eco Doppler Vascular, que é o mais usado.

No tratamento da doença varicosa temos o tratamento clínico que envolve o uso de medicações que melhoram a circulação e as meias elásticas compressivas; e o tratamento cirúrgico onde as varizes são retiradas com micro ganchos por pequenas incisões na pele. Adjuvante a esses tratamentos acima temos a escleroterapia ou aplicação, muito utilizada para as microvarizes ou vasinhos e para as varizes de calibre pequeno. Consiste na injeção de substâncias que inflamam e entopem esses vasos tratados.

Dicas de saúde para prevenir varizes:

  • Controlar o peso evitando a obesidade.
  • Praticar atividades físicas regulares, evitando sobrecarga (peso excessivo na academia). Recomendam-se atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação, bicicleta.
  • Evitar o calor excessivo, assim como banhos muito quentes e prolongados, pois provocam dilatação das veias.
  • Quem trabalha em pé ou sentado por tempo prolongado deve fazer uma pausa a cada hora e caminhar para ativar a circulação. Vale a pena informar que os sapatos de salto alto, ao invés do que é dito, fazem bem à circulação,  pois ajudam a uma melhor contração da panturrilha, sendo menos prejudiciais que as sandálias sem salto.
  • No caso de engravidar procurar um cirurgião vascular de sua confiança para iniciar uso de meia elástica compressiva específica para gestante.
  • Evitar o tabagismo.
Dr. Daniel Luiz Jorge
Cirurgião Vascular
CRM/MT 4762
Artigo publicado originalmente na Revista Saúde em Alta

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.