Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 17:40

Saúde

Saiba como prevenir a formação de gases intestinais

| 00/00/0000 00h 00min

Além dos nutrientes que o corpo precisa, o processo digestivo pode resultar em subprodutos não tão desejáveis. Um deles é o gás metano, principal constituinte dos gases intestinais, que é oriundo da ação fermentativa de bactérias sobre os carboidratos presente nos alimentos. Certas pessoas possuem tendência ao acúmulo deste gás, o que pode acarretar dores fortes na região do abdome, bem como a incômoda sensação de peso e de inchaço abdominal.

A produção de gases pelo processo digestivo é perfeitamente normal, desde que dentro de certos limites. No entanto, alguns fatores podem favorecer a fermentação dos carboidratos no intestino, levando a uma produção mais elevada destes subprodutos. O consumo de alimentos de difícil digestão é um deles, na medida em estes permanecem mais tempo no intestino, o que favorece o processo fermentativo. Além disso, a prisão de ventre aumenta a quantidade de fezes no intestino, intensificando o problema.

É importante, também, ressaltar que a digestão das pessoas sedentárias é mais lenta, o que pode agravar o quadro. Por isso, a prática de exercícios físicos regulares é importantíssima para os indivíduos que sofrem com o incômodo dos gases. O consumo de água em abundância é também um fator positivo no enfrentamento deste problema, bem como o consumo de frutas, legumes e outros alimentos de fácil digestão. Leguminosas como o feijão, no entanto, assim como cebola, alho, ovo e couve-flor, devem ser evitados, pois agravam o quadro.

O acúmulo de gases intestinais tende a ser uma condição benigna, não indicando, no mais das vezes, qualquer doença mais grave. No entanto, gases excessivamente fétidos e que provoquem muitas dores abdominais devem ser comunicados ao médico de confiança do paciente, para que se lhe aponte uma causa. As verminoses são uma importante causa de gases, que geralmente cheiram muito mal e são acompanhadas de fortes dores abaixo do umbigo.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.