Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 03:11

Saúde

Saiba como se livrar do desconforto da candidíase

| 00/00/0000 00h 00min

A candidíase é uma infecção fúngica, que ocorre quando há a multiplicação descontrolada do fungo Candida albicans. O fungo está sempre presente no organismo humano, e, na maioria das vezes, é mantido sobre controle pelo sistema de defesa do corpo. Quando ocorrem mudanças nas condições do organismo, entretanto, o fungo pode causar a candidíase.

A candidíase pode afetar praticamente todas as mucosas do corpo. A candidíase genital, no entanto, é a forma mais comum. A doença, nas mulheres, se manifesta através de corrimentos vaginais e acessos de coceira. Nos homens, os sintomas mais comuns são as manchas esbranquiçadas na glande (cabeça) do pênis. A candidíase oral é rara, e é um forte indício de infecção avançada pelo HIV.

Quase 75% de todas as mulheres adultas terão pelo menos um caso de candidíase genital durante a vida, o que, excluído o desconforto, não está necessariamente ligada a nenhum problema mais grave. Em raras ocasiões, homens também podem ter candidíase genital, embora neles a doença seja quase sempre um indício de que algo não vai bem com o organismo. A enfermidade ocorre com mais frequência e maior gravidade em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

A candidíase não é transmitida pelo contato sexual. O fungo causador da doença habita, naturalmente, os genitais, a boca e o ânus de todas as pessoas, embora em quantidades equilibradas. Quando o sistema de defesa do corpo falha em mantê-lo sobre controle, tem-se a candidíase.

O tratamento é feito através de medicamentos antifúngicos, que podem ser tomados por via oral, aplicados no local da infecção ou inseridos na vagina. O tratamento é eficaz na imensa maioria dos casos, mas há relatos de cepas da Candida albicans que se tornaram resistentes aos medicamentos mais utilizados. 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.