Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 03:33

Saúde

Salve sua vida: cuide do seu coração

| 00/00/0000 00h 00min

As doenças cardiovasculares já estão entre as principais causas de morte no mundo. O sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo podem ocasionar esse tipo de doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde e a Federação Mundial do Coração, pelo menos 80% das mortes prematuras por doenças cardíacas e derrames poderiam ser evitadas se os principais fatores de risco fossem controlados.

A saúde do nosso coração depende de nós, das nossas escolhas e dos nossos hábitos. A sabedoria popular diz “você é o que você come” e, de fato, a comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem estar, interferindo diretamente na nossa qualidade de vida. A correria do dia a dia e os avanços da tecnologia fazem com que nos preocupemos cada vez menos com o nosso estilo de vida e o resultado disso é alimentação inadequada, sedentarismo, estresse e maior número de doenças.

Hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, atividade física regular, ausência de fumo e controle emocional reduzem o risco de desenvolver doenças crônicas, como as doenças de coração (infarto do miocárdio, angina e até mesmo a morte súbita). Os principais fatores de risco para o coração já são nossos velhos conhecidos como o colesterol alto, o cigarro, o diabetes, a pressão alta, a obesidade (principalmente o acúmulo de gordura na barriga), a falta de exercício físico, a alimentação inadequada e, finalmente, o estresse e a depressão.

Hoje sabemos que medidas preventivas como controlar o colesterol alto, não fumar, comer mais frutas e hortaliças e fazer exercícios físicos regularmente reduzem em 80% o risco de doenças do coração.

O exercício físico regular é capaz de combater a obesidade, regular o açúcar no sangue, reduzir o colesterol e diminuir a pressão arterial. Quando há obstrução parcial das artérias ou o indivíduo já teve infarto, também há indicação de um programa monitorado de atividade física para aumentar o fornecimento de sangue ao coração.

Para realizar exercícios físicos com segurança, alguns cuidados são necessários: não praticar exercícios físicos em jejum; aguardar pelo menos 2h após a refeição para realizá-los; estar bem hidratado. Se o exercício físico durar mais de 30 minutos, recomenda-se a reposição de água antes, durante e depois dele; utilizar calçados e roupas adequadas ao tipo de exercício físico; começar o exercício físico de forma lenta e progredir gradualmente; ficar atento aos sintomas que talvez possam ocorrer. Quando eles ocorrerem, encerrar o exercício físico e procurar o médico imediatamente.

É muito importante que, antes de iniciar um programa de exercício físico, se faça uma avaliação clínica e após a liberação médica, consulte um educador físico, para programar o seu treinamento de forma adequada e com segurança.

Fonte: Instituto do Coração (Incor)

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.