Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 11:47

Saúde

Saúde do bebê: os cuidados começam na gestação

Saúde | 03/02/2020 09h 25min

A preocupação com a saúde do bebê deve vir desde a barriga da mãe. Para isso é necessário que a mulher tome alguns cuidados durante a gestação. A alimentação da gestante é fundamental para o desenvolvimento da criança e toda futura mãe deve guardar o nome Ácido Fólico. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, que pode ajudar a prevenir malformações no cérebro e na medula espinhal do feto, quando ingerido antes e durante as três primeiras semanas de gravidez.

Estudos mostram que mulheres que consomem a quantidade recomendada dessa vitamina diminuem os riscos de ter um bebê com anencefalia e espinha bífida (principal causa de deficiência física infantil). O ácido fólico também é importante para a saúde da mulher, pois previne doenças  cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.

Recomenda-se o consumo de 400 microgramas de ácido fólico por dia. O nutriente pode ser encontrado em frutas cítricas (laranja, limão, morango, grapefruit, tangerina, pêssego, etc) e nos vegetais de folhas verdes (feijão, amendoim, brócolis, aspargos, ervilha, lentilha, brócolis, espinafre, etc.). Os cereais e os grãos enriquecidos contêm uma forma sintética de ácido fólico, que o organismo absorve com mais facilidade em comparação à sua forma natural.

 

TRATAMENTOS E CUIDADOS

Após o nascimento do bebê, é necessário escolher um pediatra de sua confiança. Escolher um profissional que atenda o seu convênio médico também é um ponto importante a levar em conta.

Outro fator que pode ser decisivo na hora de escolher o pediatra é o quesito atenção. Médicos atenciosos e que sabem ouvir a família, em geral, propiciam uma relação de maior  confiança. Antes de escolher, não se esqueça de perguntar também sobre horários. Pediatras com disponibilidade de horários alternativos são importantes para casos de emergência.

Outro cuidado fundamental é com a amamentação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é recomendado amamentar o bebê exclusivamente com leite humano até o sexto mês de vida. Somente após o sexto mês e a consulta ao pediatra, deve-se introduzir outros alimentos na dieta da criança, mantendo-se o aleitamento materno.

 

Fontes:  Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP

SCHOLL, Theresa O.; JOHNSON, William G. Folic acid: influence on the outcome of pregnancy. The American Journal of Clinical Nutrition, v. 71, n. 5, p. 1295s-1303s, 2000. MILUNSKY, Aubrey et al. Multivitamin/folic acid supplementation in early pregnancy reduces the prevalence of neural tube defects. JAMA, v. 262, n. 20, p. 2847-2852, 1989. CHRISTIAN, Parul et al. Supplementation with micronutrients in addition to iron and folic acid does not further improve the hematologic status of pregnant women in rural Nepal. The Journal of Nutrition, v. 133, n. 11, p. 3492-3498, 2003. KARATAS, F. et al. Determination of folic acid level in some foodstuffs.Chemistry of Natural Compounds, v. 43, n. 3, p. 310-312, 2007. BUTTE, Nancy F.; LOPEZ-ALARCON, Mardia G.; GARZA, Cutberto. Nutrient adequacy of exclusive breastfeeding for the term infant during the first six months of life. 2002.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.