Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 10:40

Saúde

"Tenho como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas"

| 00/00/0000 00h 00min

“Eu tenho uma missão de vida bem clara para mim: ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas! Por isso resolvi ser médico e escolhi as especialidades de otorrinolaringologia e cirurgia plástica de face, em especial pálpebra, nariz e orelha, contribuindo com o bem-estar de muita gente que sofre com alguns desses problemas que, por nem sempre serem estéticos, causam muitos prejuízos a sua saúde e autoestima. Também gosto de participar das entidades representativas da cidade, pois sei que, se participarmos mais, podemos construir uma sociedade melhor. Tudo o que posso fazer para ajudar nesta missão, eu faço, porque é isso que me faz feliz e me realiza como ser humano”.
 
Esta declaração é a que melhor define o médico Milton Malheiros, um homem que se destaca em sua profissão e em seu trabalho social. Hoje, além de médico, Dr. Milton Malheiros é um dos sócios da Sinop Clínica, que recentemente inaugurou uma sede nova, moderna e ampla, com 10.000 metros quadrados e contando com os serviços de 30 médicos. Malheiros é membro atuante e participativo da Associação Médica de Sinop e do Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (CODENORTE). Como cidadão tem participado de diversas lutas sociais, mas sua principal bandeira é o sonho de contribuir para transformar Sinop na cidade mais arborizada do país, melhorando assim a qualidade de vida de toda população.
 
“Árvores são fundamentais para nossa qualidade de vida. Elas não estão associadas apenas a preservação do meio ambiente. Melhoram nosso ar, aumentam a umidade, diminuem a poeira e a temperatura, por isso nos empenhamos tanto por esta conscientização”, explica Dr. Milton Malheiros que, nesta empreitada, já participou da confecção e distribuição de 14.500 folhetos, influenciando na melhoria da arborização de várias escolas públicas da cidade e contribuindo com a CODENORTE, juntamente com o SINDUSMAD e Ministério Público para a conscientização sobre a importância das árvores. Nesta tarefa, estima-se que tenha atingido mais de 8.500 crianças, além de centenas de jovens e adultos. 
 
  Olhando o sucesso profissional do médico Milton Malheiros, poucas pessoas imaginam como sua caminhada até aqui foi batalhada. Muitas foram as dificuldades que ele enfrentou na vida e se tivesse se conformado ou dado as desculpas que muitas pessoas dão hoje para nem ir à luta, com certeza ele seria apenas mais um. Dr. Milton vem de uma família extremamente humilde, sendo um dos sete filhos do paulista Paulino da Silva e da nordestina Francisca Malheiros. Os pais de Milton foram para o norte do Paraná ainda muito  jovens, para trabalharem na lavoura de café e ajudar na colonização da região. Milton nasceu na cidade de Colorado - PR, no dia 2 de fevereiro de 1970.
 
Menino ativo e sempre trabalhando para ajudar os pais, Milton cresceu na fazenda de Café que o pai administrava, tendo uma infância de privações materiais, sem luz elétrica, com geladeira à gás e TV à bateria, mas cercado de flora, fauna e tudo que a terra pode proporcionar, o que lhe garantiu uma ótima qualidade de vida.
 
“Foi uma infância maravilhosa e apesar de poucos recursos e até do pouco estudo, meus pais sempre me passaram os melhores valores: ética, honestidade, responsabilidade e perseverança. Eu nunca vi um cobrador na porta do meu pai, nunca o vi beber demais ou brigar com minha mãe. Meu pai tem uma índole inabalável e uma visão de vida incrível, tanto que quando eu tinha 12 anos saímos da fazenda e mudamos para cidade por causa dos nossos estudos. Ele sempre quis que os filhos estudassem, apesar dele mesmo ter só o terceiro ano primário e minha mãe ser analfabeta”, conta o otorrinolaringologista.
 
A família de Milton Malheiros chegou em Sinop há 31 anos. Na época, o pai era carpinteiro em Colorado, mas a cidade, que tinha o café como base da economia, teve as plantações destruídas pelo nematoide e a geada, tanto que até hoje ela vem perdendo habitantes. Em Sinop, Milton Malheiros fez muitos amigos, principalmente na Escola Nilza de Oliveira Pipino, onde estudava. Já decidido a cursar Medicina, o jovem sonhador ousou em sair de casa para fazer cursinho pré-vestibular, em São José do Rio Preto (SP). 
 
“Para fazer o cursinho, vendi uma moto e um som que usava pra trabalhar nas festas dos jovens da igreja. Fui morar no interior de São Paulo porque meu irmão tinha negócios lá. Mas o negócio fechou e fiquei sem ter para onde ir”, explica Milton. Porém, sempre confiante, não desanimou até encontrar alguns “anjos” que o ajudaram. “Graças a bondade de Dona Zélia, consegui fazer meu cursinho. Eu morava nos fundos da marcenaria dela e, apesar de muito difícil, valeu à pena, pois passei no vestibular para Medicina na UFMT”.
 
A época da faculdade também não foi fácil para Milton. Para se manter, vendeu roupas e semijoias e aferia pressão nos postos de gasolina. “O mais difícil era nos finais de semana, porque eu sempre comia no Restaurante Universitário. A refeição custava 25 centavos, mas no fim de semana ele fechava e ai ficava complicado. Nesta época, alguns amigos foram fundamentais e um  que nunca esquecerei é o Edilson Macedo, da JMD”, diz emocionado.
 
Ao fim da faculdade, Dr. Milton Malheiros casou-se e teve três filhos: Vinícius, hoje com 19 anos e cursando Ciências Aeronáuticas, Isabela, com 17, cursando o 3° ano do ensino médio, e Sofia, de 13 anos, que quer fazer medicina. “Tenho muito orgulho dos meus filhos e lamento muito o tempo que fiquei ausente por conta dos estudos e do trabalho, mas hoje procuro me doar mais quando estamos juntos e aproveito as tecnologias como celular e internet para interagir com eles”, conta.
 
O Dr. Milton Malheiros fez Residência de Otorrinolaringologia, em Belo Horizonte, Mestrado em Neurofisiologia da Audição, na USP, em Ribeirão Preto - São Paulo, e pós-graduação em Cirurgia Plástica da Face, em São Paulo - SP. “Um dia, um dos donos da Clínica em que atuava, me disse: 'Fiquei sabendo que você tem proposta para voltar para Sinop. Se você for, sentiremos muito, pois você é fundamental aqui. Agora veja, eu sempre fui o primeiro a chegar e o último a sair desta clínica. Com isso, já tive dois infartos e estou sozinho. Perdi este posto para você. Então, pense bem no que você quer para sua vida'. O que mais me impressionou é no dia seguinte ele morreu”, lembra.
 
Hoje, Dr. Milton Malheiros está colhendo o que plantou. Além do sucesso profissional e do trabalho social que desenvolve, tem cuidado mais de si mesmo, realizando o sonho de se exercitar duas vezes ao dia. “Faço pilates, funcional, yoga, tênis e futebol. É muito bom e tem tudo a ver com a minha qualidade de vida”, avalia Milton que conclui: “Procuro sempre influenciar positivamente as pessoas, seja no meu consultório, com minha família, com os amigos e na sociedade em geral, pois acredito que, este sim, é o principal trabalho da minha vida”. 
 
Dr. Milton Malheiros 
Otorrino & Plástica Facial
CRM/MT 2927
 
Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Fez cinco anos de Residência Médica no 
Instituto Mineiro de Otorrinolaringologia.
Mestrado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
Pós graduado em Cirurgia Plástica da Face, no IBPG.
É membro titular da Sociedade Brasileira de
Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.