Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 00:49

Saúde

Tireoide: entenda os sinais e sintomas dessa doença

Saúde | 06/03/2022 16h 36min

A tireoide fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do chamado pomo de adão. É dali que a pequena glândula, com formato de borboleta e peso de até 25 gramas em adultos, controla todo o metabolismo do corpo.

Ela faz isso a partir da produção de dois hormônios: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Responsáveis por regular o gasto energético e a temperatura corporal, esses hormônios atuam nas funções do fígado, rins, coração e cérebro, interferindo diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, peso, humor, memória, ciclo menstrual e fertilidade.

Tanto o excesso desses hormônios (hipertireoidismo) quanto a falta deles (hipotireoidismo) causam problemas no organismo, como veremos a seguir.

 

COMO DESCOBRIR SE POSSUO ALGUMA DISFUNÇÃO NA TIREOIDE?

Normalmente, as disfunções na tireoide são associadas a alterações de peso. Porém, relacioná-la com obesidade é um mito. Segundo o Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), essas alterações são pequenas, não afetando mais que 10% do peso total.

Além da alteração discreta no peso, outros sintomas podem servir de alerta: cansaço, desânimo, diminuição da memória, menstruação desregulada, alterações do sono e na temperatura corporal, pele seca, inchaço, obstipação (prisão de ventre), dificuldade de concentração, depressão e variação de humor podem ser sinais de disfunção na glândula.

Os problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, da infância à terceira idade. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que o problema na tireoide é mais comum em mulheres: 9 em cada 10 casos.

Ao perceber algum desses sintomas, a recomendação é procurar um médico endocrinologista, que solicitará a dosagem de TSH e outros exames para confirmar ou não o diagnóstico e indicar o tratamento apropriado.

 Ganho de peso, alterações no humor, mudanças nos hábitos alimentares? Saiba quem é o profissional mais indicado para te ajudar! Nutrólogo, endocrinologista e nutricionista: o que é e diferenças

 

PRINCIPAIS DOENÇAS LIGADAS A ALTERAÇÕES NA TIREOIDE

Hipertireoidismo – é causado por excesso dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Essa sobrecarga hormonal pode provocar emagrecimento, intestino solto, aceleração do coração, agitação, quadros de ansiedade, nervosismo, insônia e intolerância ao calor.

 

Hipotireoidismo – ocorre quando acontece uma queda na produção dos hormônios T3 e T4. Na infância, pode ser detectado ainda no teste do pezinho, nos primeiros dias de vida. Sintomas comuns de carência hormonal: diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, leve ganho de peso, constipação, alteração no ciclo menstrual e até mudanças de humor e depressão.  Aumento nos níveis de colesterol, insuficiência cardíaca, pele ressecada e dificuldade na filtragem dos rins também estão ligados ao problema.

Tireoidite de Hashimoto – é uma doença autoimune na qual os anticorpos produzidos pelo organismo acabam atacando as células tireoidianas e as destruindo. Ela é a causa mais frequente do hipotireoidismo (que é diminuição dos hormônios).

 

Nódulo na Tireoide – um nódulo de tireoide pode ser uma massa de tecido que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na glândula. Eles são muito comuns e as chances de desenvolvê-los aumenta à medida que envelhecemos. Apesar de a presença de nódulos na tireoide ser comum, o câncer é mais raro.

 A estimativa é que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas apenas 5% são cancerosos.

Por fim, um alerta importante: não se deve consumir hormônios tireoidianos sem prescrição visando apenas o emagrecimento. Ele pode causar perda de massa muscular e óssea e complicações cardíacas sérias. Para informações sobre o tratamento apropriado, procure sempre um médico.

Fonte:   Redação com Ministério da Saúde

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.