Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 15:40

Saúde

Unimed participa da Campanha de Vacinação contra Gripe em Sinop

| 00/00/0000 00h 00min

Dezenas de pessoas procuraram o Posto de Vacinação da Unimed Norte do Mato Grosso, em Sinop, para se vacinar contra a gripe. A ação faz parte da Campanha de Vacinação promovida em nível nacional pelo Ministério da Saúde e coordenada nos municípios pelas Secretarias Municipais de Saúde. A parceria entre a Cooperativa e a Prefeitura Municipal de Sinop faz parte do Programa de Responsabilidade Social que a Unimed realiza no município, ajudando na promoção da saúde.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  Integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

A vacina oferecida pelo Ministério na Saúde traz, em sua composição, os vírus que mais circularam no mundo e é fundamental para reduzir as complicações e óbitos causados pela gripe. Esta mobilização é decisiva para garantir a proteção da população mais vulnerável aos vários tipos de gripe presente no país.

A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

Para a ação, estão sendo mobilizados em todo o país 240 mil profissionais, que atuarão em 65 mil postos de vacinação e contarão com o apoio de 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais). É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.