Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 18:26

Saúde

Violência homofóbica vai ser registrada pelo SUS

| 00/00/0000 00h 00min

O Ministério da Saúde vai registrar através do Sistema Único de Saúde os casos de agressão e violência contra os homoafetivos, assim como já notifica os casos de violência contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Todos os casos de violência por homofobia atendidos na rede pública de saúde serão notificados, como forma de coibir a violência contra os gays. 
 
Inicialmente as notificações serão aplicadas a partir de agosto nos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e, em janeiro do próximo ano, será estendida ao restante do país. O ministro da Saúde Alexandre Padilha, considera que a obrigatoriedade da notificação será uma ferramenta importante de promoção e de garantia de direitos à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). 
 
O preenchimento de um formulário pelo profissional que realizou o atendimento vai tornar visível a dimensão real do problema da homofobia. “É fundamental conhecer a magnitude das violências que acometem esta população, identificando quem são as vítimas, quais os principais tipos de violências, locais de ocorrência, a motivação, a oportunidade do uso do nome social, dentre outras informações”, afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha. 
 
VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA
O Relatório sobre Violência Homofóbica aponta que, em 2012, ocorreram 3.084 denúncias e 9.982 violações de direitos humanos relacionadas à identidade de gênero. Isso representa um crescimento significativo, se comparado ao ano anterior, quando foram registrados 1.159 casos de denúncias de violência e 6.809 violações de direitos. Também houve crescimento de 183% do registro de vítimas de violência por homofobia, subindo de 1.713 para 4.851. A maioria das vítimas  (61,16%) tinha idade entre 15 e 29 anos. O documento foi realizado a partir da base de dados do Disque Direitos Humanos, Central de Atendimento à Mulher e 136 da Ouvidoria do Ministério da Saúde.
 

Fonte:   Ministério da Saúde-

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.