Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 02:57

Saúde

Você sabe a diferença entre osteopenia e osteoporose?

| 00/00/0000 00h 00min

Você sabe o que osteopenia? A osteopenia é uma condição na qual a densidade óssea é menor do que o normal, mas não o suficiente para ser diagnosticada como osteoporose, situação na qual os ossos se tornam tão frágeis que são propensos a fraturar facilmente. As pessoas com osteopenia sofrem risco de fratura óssea, mas em menor medida do que aquelas que sofrem de osteoporose. 
 
Os fatores de risco que predispõem a sofrer de osteopenia incluem a genética e a predisposição familiar, causas hormonais, que geralmente ocorre em mulheres após a menopausa, tabagismo, consumo de álcool em excesso, imobilidade, certos medicamentos, como corticoides e anticonvulsivantes; má absorção devido a condições tais como a doença celíaca e inflamação crônica devido a condições médicas tais como a artrite reumatoide.
 
 
Os melhores tratamentos naturais para osteopenia são os hábitos de vida saudável, como os que sugerimos a seguir:
 
Dieta: É necessária uma dieta rica em cálcio e vitamina D.
Os alimentos ricos em cálcio incluem vegetais verdes, como brócolis e couve, tofu, produtos lácteos, como iogurte, queijo, sorvete, leite desnatado e peixes oleosos como sardinhas e salmão.
 
O organismo produz sua própria vitamina D quando a pele é exposta à luz solar. Alguns alimentos contêm de forma natural a vitamina D: peixes oleosos como salmão, atum e cavala, óleo de fígado de peixe, queijo e laticínios, gema de ovo, abacate e cereais fortificados para o café da manhã, sucos ou produtos lácteos também enriquecidos.
 
 
 
Exercício físico: Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes quando você se exercita e o melhor exercício para os ossos inclui o exercício com pesos, mas também ajudam as caminhadas, subir escadas e dançar.
 
Evitar álcool e tabaco: Estudos têm mostrado uma ligação direta entre o tabagismo e a diminuição da densidade óssea. Por isso, parar de fumar pode ajudar a limitar a perda óssea.
 
O excesso de álcool pode interferir com o equilíbrio do cálcio no corpo e afetar a produção de hormônios e vitaminas que desempenham um papel importante na saúde dos ossos.
 
Redução de sal e cafeína: Para melhorar a saúde dos ossos, é importante consumir bebidas sem cafeína e reduzir o teor de sal nos alimentos.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.