Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 00:54

Saúde

Você sabe o que doença de Crohn?

| 00/00/0000 00h 00min

Muitas pessoas sofrem da doença de Crohn ao redor do mundo, porém não são todos que identificam os seus sintomas, ficando com o problema por longos anos por não fazerem o tratamento adequado. São muitas as pessoas que padecem dela e que precisam adaptar a sua vida a esta doença intestinal inflamatória, que incide não só no funcionamento do intestino, mas em qualquer parte do sistema digestivo desde a boca até o reto. 
 
A causa dessa doença ainda é desconhecida. Trata-se de uma afecção que ataca o nosso sistema imunológico por engano, destruindo tecidos saudáveis; uma inflamação que passa a ser crônica e que incide sobre as paredes intestinais, engrossando-as. 
 
A doença de Crohn está baseada principalmente em uma irritação ou inchaço de qualquer parte do tubo digestivo. Ela tem dois modos de nos afetar: inflamando o intestino delgado ou desenvolvendo-se como colite ulcerosa no intestino grosso, colo e reto. No intestino, forma-se o tecido cicatricial e se acumula aí até estreitá-lo, fazendo com que os alimentos e as fezes passem de maneira lenta e dolorosa pelo tubo digestivo, causando dores, cólicas e diarreia.
 
Qualquer um pode desenvolver a doença de Crohn, a qual se manifesta no mesmo grau em homens e mulheres. No entanto, cientistas suspeitam que ela tenha uma base hereditária, ou seja, que ela passe de pais para filhos, manifestando-se entre os 13 e os 30 anos.
 
Sintomas
Os sintomas dessa doença dependem da região gastrointestinal que esteja afetada: a boca, o intestino grosso ou delgado, ou o reto. Eles podem aparecer de súbito e logo desaparecer, ou, ao contrário, permanecer dolorosamente durante um tempo mais extenso. Os sintomas costumam ser os seguintes:
 
Dor de barriga
Cansaço
Febre
Falta de apetite
Perda de peso
Dor ao ir ao banheiro
Prisão de ventre
Inflamação nos olhos
Fístulas de pus na área do reto
Úlceras bucais
Inflamações; dor nas articulações
Chagas na pele
Inflamação na gengiva.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.