Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 17 de Outubro de 2021 - 10:52

Univida

Como cuidar bem dos idosos para garantir a sua saúde.

Cuidados | 15/02/2015 13h 27min

Um dia todos  seremos idosos e nessa fase da vida é preciso ter muitos cuidados especiais, tanto com o corpo quanto om com a mente. Geralmente, é contratado um cuidador de idosos para auxiliar no dia a dia das pessoas que já não podem ficar sozinhas ou precisam de ajuda para realizar as tarefas. A higiene é uma das partes mais importantes, pois evita o aparecimento ou agravamento de algumas doenças. Veja a forma correta de ajudar os idosos nesse quesito.
 
 
 
Banho no leito
 
Esse tipo de higienização é feito em pacientes que não podem se levantar para ir até um chuveiro ou banheira. Ele pode ser um banho completo ou parcial, esse, geralmente, é feito em pacientes com a pele muito fina e ressecada e que sente muitas dores ao ser manipulado. Além da higiene, o banho no leito estimula a circulação do sangue pelo corpo e a movimentação das articulações.
 
Banho no chuveiro
 
Quando o idoso ainda tem condições de tomar um banho de chuveiro é muito bom para sua autoestima, além de privacidade, ele se sente independente, mas é preciso que o banheiro seja adaptado com piso antiderrapante e barras de segurança para que ele sinta-se seguro. Mas não esqueça de verificar se o banho foi tomado direito, pois a falta de uma higiene correta pode causar infecções e doenças.
 
 
Cabelos
 
Idosos
 
É importante manter os cabelos sempre bem cortados e escovados, a escovação diária estimula a circulação do couro cabelo e ainda retira as células mortas. Mas é preciso tomar cuidado, pois a região é sensível para muitos idosos, alguns ficam com os fios oleosos por ficar muito tempo deitados, por isso, é importante realizar a lavagem do cabelo.
 
Barba
 
Chega uma certa idade e a visão já não colabora, as mãos tremem e não seguram mais os aparelhos de barbear direito. A ajuda de um cuidador para realizar essa tarefa é essencial, além de tomar cuidado com cortes e falhas, a pele será cuidada como deveria ser, sem ressecamento e irritações.
 
Cuidados com os pés
 
Os idosos costumam sentir muito frio, então ficam de meias a maior parte do tempo, os pés devem estar sempre higienizados, limpos, secos e com as unhas cortadas para não ter fungos.
 
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.