Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 18:25

Univida

Não deixe que as quedas prejudiquem o fluxo da vida.

Quedas | 10/08/2016 13h 23min

O aumento no número de idosos no Brasil exige uma nova mentalidade dos brasileiros, não somente no que diz respeito a educação, no modo como tratá-los cordialmente, como também em relação às políticas públicas de saúde. Estatísticas mostram que há aproximadamente 15 milhões de idosos no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população idosa com mais de 60 anos poderá ultrapassar a 30 milhões nos próximos 20 anos no Brasil.
 
Não há dúvidas de que a idade traz experiência e sabedoria. Mas não podemos esquecer que  na terceira idade  surgem os maiores problemas relacionados à saúde, dentre eles as quedas são as que mais preocupam, pois podem levar à morte. A Organização Mundial de Saúde prevê que cerca de 35% das pessoas com idade entre 75 e 85 anos sofrerão quedas com graves conseqüências. Isso ocorre, sobretudo, por conta das inadequações dos ambientes em que vivem. 
 
Essas quedas provocam um custo muito grande para a saúde pública, tendo ainda o agravante de prejudicar de forma sensível a qualidade de vida do idoso, pois ele passa de um ser ativo a um ser com limitações e muitas vezes acamado. Dentre as causas que levam o idoso às fraturas estão as de origem intrínsecas e as extrínsecas. As extrínsecas são relacionadas ao meio ambiente e as intrínsecas são relacionadas às alterações corporais, como, por exemplo, a osteoporose. 
 
A osteoporose é uma das causas mais comuns de quedas em idosos, pois a estrutura óssea torna-se porosa, enfraquecendo o esqueleto, e em um simples movimento corporal pode ocorrer a queda e uma possível fratura. Embora quedas possam acontecer em qualquer lugar, mais da metade delas acontecem em casa. Quedas em casa geralmente acontecem quando a pessoa está executando atividades normais do cotidiano. 
 
Algumas dessas quedas são causadas por fatores no ambiente no qual a pessoa vive. Por exemplo, chão escorregadio ou iluminação ruim podem causar quedas. Outros fatores que podem ocasionar quedas são tapetes enrugados, objetos no chão ou escada e carregar coisas pesadas ou volumosas escada a baixo. Não ter parapeito na escada ou barras para segurar no banheiro também  podem levar a queda. Enfim, precisamos respeitar e cuidar do idoso, sendo esta tarefa de responsabilidade de todos nós.
 
 
Rosângela Guerino Masochini
Mestre em Saúde do Idoso e Doutoranda na área da Enfermagem.
Professora da disciplina Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. É formada em Enfermagem e Educação Física pela Universidade de Marília – SP.
 

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.