Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 17 de Outubro de 2021 - 12:30

Univida

Os sete mandamentos para uma terceira idade feliz

Idoso | 24/05/2013 15h 30min

Estatísticas mostram que a faixa etária que mais cresce no mundo é a da terceira idade. A cada mês, o número de pessoas com mais de 60 anos aumenta em torno de 1 milhão. Estima-se que após o ano 2015, o número de idosos aumente tão rapidamente que, em 2035, uma a cada quatro pessoas tenha mais de 60 anos. O bom disso tudo é que os idosos estão vivendo mais e melhor, mas para ter qualidade de vida é preciso adotar alguns hábitos de vida que farão muita diferença ao longo dos tempos.

 
1º Mandamento 
Perdoar. Guardar mágoas, cultivar histórias mal resolvidas, sem fechar essas portas de vez, pode ser tão prejudicial quanto não controlar o colesterol. 
 
2º Mandamento 
Ser solidário. Altruísmo, aquele que faz pelos outros o que gostaria que se fizesse por ele. Essa regra áurea de amor ao próximo é muito importante para se ter sucesso na Terceira Idade. 
 
3º Mandamento 
Ser grato. Saber ser grato a tudo: aos pais, aos filhos, à família, à escola, etc., com certeza lhe fará ser uma pessoa mais feliz. Logo, a saúde também se constrói com gratidão. Devemos nos lembrar que viver é estar sempre à espera de uma atitude positiva. 
 
4º Mandamento
Não se sentir doente (mesmo que esteja). É outra revelação da ciência: envelhece bem quem, mesmo doente, não se sente doente. 
 
5º Mandamento
Reinventar a aposentadoria. Ter uma ocupação é um dos principais mandamentos do envelhecer saudável. Procure manter-se em atividade, mesmo que seja em um trabalho voluntário (creches, asilos etc.). 
 
6º Mandamento
Ser feliz no casamento. Foi uma das grandes descobertas da Universidade de Harvard: um casamento feliz na maturidade quase sempre leva a um bom envelhecimento. 
 
7º Mandamento
Gostar de Viver. Este é o último ensinamento da pesquisa: ainda que todos tenham problemas, envelhecer e ser feliz não é sonho, pois, para isso, podemos também contar com a ajuda dos outros, das pessoas boas que passam por nós. 
 
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.