Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 20:42

Univida

Planeje um ambiente saudável para evitar quedas em idosos

Quedas | 24/05/2013 15h 20min

A fragilidade dos idosos faz com que eles sofram quedas e isso diminui a sua qualidade de vida. Cuidar deles, proporcionando-lhes ambientes seguros, é item fundamental para que eles vivam mais e melhor. Os acidentes domésticos ainda estão entre as maiores causas de mortes de idosos. 

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos são causados por acidentes domésticos. E a maior parte desses acidentes são quedas, das quais 34% causam fraturas. A diminuição da visão, dos reflexos e da coordenação motora por parte dessas pessoas contribuem para que isso aconteça.
 
Algumas medidas simples e modificações fáceis de serem executadas, pode-se tornar o lar mais seguro e adaptado aos moradores mais velhos contribuindo, assim, para a diminuição dos acidentes.
 
Veja algumas adaptações necessárias nos cômodos da casa para prevenir acidentes:
 
Sala - Portas de correr são mais fáceis de abrir e as mais largas (80 cm) permitem a passagem de cadeira de rodas. Retire mesas de centro do ambiente e fixe os tapetes ao chão para evitar tombos e escorregões. A altura ideal do sofá é de 45 cm.
 
Quarto - Portas de armário devem ser leves e com maçanetas do tipo alça ou alavanca. Deixe um interruptor ou abajur próximo à cama. Fixe a mesa de cabeceira no chão. A altura da cama deve permitir que o idoso consiga se sentar nela e colocar os pés no chão.
 
Corredor - A iluminação deve ser intensa e regular em toda a casa, principalmente no trajeto entre a cama e o banheiro. Interruptores devem estar a uma altura de pelo menos 1m do chão.
 
Cozinha - A cor do piso deve contrastar com a cor dos móveis e da parede. Deixe mantimentos em uma altura de fácil alcance. Bordas da pia e da bancada devem ser arredondadas.
 
Banheiro - Escolha piso de material cerâmico antiderrapante. No box, coloque banco com barras de apoio e chuveiro com altura ajustável. Em vez de saboneteiras, use recipiente para sabonete líquido preso à parede. Instale barras de apoio ao vaso sanitário (se necessário aumente a altura do vaso).

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.