Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 17 de Outubro de 2021 - 12:33

Univida

População brasileira vive mais

Longevidade | 21/02/2014 10h 52min

Com a melhoria da qualidade de vida, a expectativa de vida da população brasileira aumentou de forma considerável. Hoje as pessoas estão vivendo cada vez mais e melhor. Mas para se chegar a este patamar foi preciso muitas mudanças, principalmente cuidados com a saúde. Afinal  saúde é algo que se constrói no dia-a-dia, a partir de pequenos hábitos que, no final das contas, trarão grandes efeitos. 
 
Portanto, cuidar da saúde é fundamental. É preciso ter uma alimentação saudável, movimentar o corpo e fazer pelo menos uma vez por ano check-up preventivo. É preciso também cuidar da cabeça e da alma, tão ligadas ao corpo. A busca pela felicidade deve ser uma meta a ser conquistada, pois estresse e tristeza fazem mal à saúde. 
 
Pesquisas mostram que nos Estados Unidos a cada 100 pessoas, quatro chegarão aos 100 anos. No Brasil, a expectativa de vida média das mulheres das regiões mais desenvolvidas está em torno dos 80 anos. Empurramos para longe a velhice. Agora, com esta possibilidade de viver por mais tempo, estamos querendo ficar também por mais tempo jovem, sem doenças ou problemas.
 
A longevidade depende da qualidade de vida do ser humano. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia dá algumas dicas: Diga não à obesidade e controle o seu peso; Consulte seu médico periodicamente; Meça a sua pressão arterial com frequência; Diga não ao fumo; Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos; Diga não ao sedentarismo; Pratique uma atividade física regularmente; Escolha bem os alimentos; Descubra se é diabética e se tem colesterol alto; Evite o estresse; Ame a vida e seu coração.
 
 
Rosângela Guerino Masochini
Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho
Professora no Curso de Enfermagem da UFMT/Sinop

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.