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Bem Vindo à Agência da Saúde - 17 de Outubro de 2021 - 12:56

Univida

Quedas são as principais causas de mortes entre idosos

Idosos | 10/07/2016 10h 26min

A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda. Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de Parkinson; uso de medicamentos sedativos, hipnóticos, ansiolíticos; uso de vários medicamentos.

 

Fatores relacionados ao idoso:

- diminuição da forca muscular;

- osteoporose;

- anormalidades para caminhar;

- arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular);

- alteração da pressão arterial;

- depressão;

- senilidade;

- artrose, fragilidade de quadril ou alteração do equilíbrio;

- alterações neurológicas (derrame cerebral, doença de Parkinson, esclerose múltipla e mal de Alzheimer);

- disfunção urinária e da bexiga;

- uso controlado de determinadas drogas;

- diminuição da visão;

- diminuição da audição;

- câncer que afeta os ossos;

- deformidades nos pés (unhas grandes, joanetes dolorosos, etc.)

 

Fatores relacionados ao ambiente:

- iluminação: ambientes mal iluminados favorece a ocorrência de quedas;

- arquitetura: casas mal planejadas aumentam o risco de quedas;

- móveis: disposição inadequada atrapalha a locomoção e quando instáveis não servem como apoio;

- espaço: oferecem risco os objetos escorregadios espalhados pela casa;

- cores: ambiente muito escuro aumenta a chance de quedas.

 

Orientações gerais para prevenir quedas:

- faça exames oftalmológicos e físicos anualmente, em específico para detectar a existência de problemas cardíacos e de pressão arterial;

- mantenha em sua dieta uma ingestão adequada de Cálcio e vitamina D;

- tome banhos de sol diariamente;

- participe de programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo;

- elimine de sua casa tudo aquilo que possa provocar escorregões e instale suportes, corrimão e outros acessórios de segurança;

- use sapatos com sola antiderrapante;

- amarre o cadarço do seu calçado;

- substitua os chinelos que estão deformados ou estão muito frouxos;

- use uma calçadeira ou sente-se para colocar seu sapato;

- evite sapatos altos e com sola lisa;

- evite ingestão excessiva de bebidas alcoólicas;

- mantenha uma lista atualizada de todos os medicamentos que está tomando ou que costuma tomar, e as dê para os médicos com quem faz consulta;

- informe-se com o seu médico sobre os efeitos colaterais dos remédios que você está tomando e de seu consumo em excesso;

- certifique-se de que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e guardados em um local adequado (que respeite as instruções de armazenamento);

- tome os medicamentos nos horários corretos e da forma que foi receitada pelo médico, na maioria dos casos, acompanhados com um copo d'água;

- nunca ande só de meias;

- fadiga muscular e confusão mental aumentam o risco de quedas;

- mulheres que não conseguem encontrar sapatos esportivos suficientemente largos para o formato do seu pé devem comprar na seção masculina, pois estes sapatos têm formas maiores.

Simples cuidados e adaptações poderão diminuir o risco de quedas dentro de sua casa; basta verificar abaixo algumas orientações quanto a modificações na organização dos móveis, da casa e iluminação.

 

Em seu quarto:

- coloque uma lâmpada, um telefone e uma lanterna perto de sua cama;

- durma em uma cama na qual você consiga subir e descer facilmente (cerca de 55 à 65 cm);

- os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, assim como iluminação interna para facilitar a localização dos pertences;

- dentro do seu armário, arrume as roupas em lugares de fácil acesso, de preferência evitando os locais mais altos;

- substitua os lençóis e o acolchoado por produtos feitos por materiais não escorregadios, como por exemplo, algodão e lã;

- instale algum tipo de iluminação ao longo do caminho da sua cama ao banheiro;

- não deixe o chão do seu quarto bagunçado.

 

Na sala e corredor:

- organize os móveis de maneira que você tenha um caminho livre para passar sem ter que ficar desviando muito;

- mantenha as mesas de centro, porta revistas, descansos de pé e plantas fora da zona de tráfego;

- instale interruptores de luz na entrada das dependências de maneira que você não tenha que andar no escuro até que consiga ligar a luz. Interruptores que brilham no escuro podem servir de auxílio;

- ande somente em corredores, escadas e salas bem iluminadas;

- não acumule ou deixe caixas próximas do caminho da porta ou do corredor;

- deixe sempre o caminho livre de obstáculos;

- mantenha fios de telefone, elétricos e de ampliação fora das áreas de trânsito, mas nunca debaixo de tapetes;

- não deixe extensões cruzarem o caminho; reorganize a distribuição dos móveis;

- coloque nas áreas livres tapetes com as duas faces adesivas ou com a parte de baixo não deslizante;

- não sente em uma cadeira ou sofá muito baixo, porque o grau de dificuldade exigido para se levantar é maior, sendo que estes devem ser confortáveis e com braços;

- concerte imediatamente as áreas em que o carpete está desgastado;

- remova peitoril de porta maior que 1,3 m.

 

Na cozinha:

- remova os tapetes que promovem escorregões;

- limpe imediatamente qualquer líquido, gordura ou comida que tenham sido derrubados no chão;

- armazene a comida, a louça e demais acessórios culinários em locais de fácil alcance;

- as estantes devem estar bem presas à parede e ao chão para permitir o apoio do idoso quando necessário;

- não suba em cadeiras ou caixas para alcançar os armários que estão no alto;

- no piso, utilize ceras que após a aplicação não deixem seu piso escorregadio;

- a bancada da pia deve ter de 80 a 90 cm do chão para permitir uma posição mais confortável ao se trabalhar.

 

Na escada:

- não deixe malas, caixas ou qualquer tipo de bagunça nos degraus;

- interruptores de luz devem estar instalados tanto na parte inferior quanto na parte superior da escada. Uma outra opção é instalar detectores de movimento que fornecerão iluminação automaticamente;

- a iluminação deverá permitir a visualização desde o princípio da escada até o seu fim, assim como as áreas de desembarque;

- mantenha uma lanterna guardada em algum lugar próximo em caso de apagão;

- remova os tapetes que estejam no início ou fim da escada;

- carpete fixo na escada: selecione um carpete que tenha uma cor sólida (sem desenhos ou muitas formas) através do qual seja possível visualizar claramente as bordas dos degraus;

- coloque tiras adesivas antiderrapantes em cada borda dos degraus;

- instale corrimãos por toda a extensão da escada e em ambos os lados. Eles devem estar em uma altura de 76 cm acima da escada;

- conserte imediatamente as áreas em que o carpete esteja desgastado (principalmente as bordas dos degraus).

 

No banheiro:

- coloque um tapete antiderrapante ao lado da banheira ou do box para sua segurança na entrada e saída.;

- instale na parede da banheira ou do box um suporte para sabonete líquido;

- instale barras de apoio nas paredes do seu banheiro;

- duchas móveis são mais adequadas;

- mantenha algum tipo de iluminação durante a noite;

- use dentro da banheira ou no chão do box tiras anti-derrapantes;

- substitua as paredes de vidro do box por um material não deslizante;

- ao tomar banho, utilize uma cadeira de plástico firme com cerca de 40 cm, caso não consiga se abaixar até o chão ou se sinta instável.

 

IMPORTANTE: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Fonte: Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)

Fonte:   -

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